Biodiesel de gordura animal converte resíduo em energia renovável

Publicado em 26/08/2010 12:00
A produção de biodiesel a partir da gordura animal pode representar um novo passo rumo à sustentabilidade da cadeia produtiva de suínos e aves. Segundo o Portal do Agronegócio, pesquisas da Embrapa têm como proposta converter o resíduo poluente gerado nos abatedouros em um produto energético de valor comercial.

O atual processo de produção de biodiesel é feito a partir dos grãos de oleaginosas e a proposta da produção do combustível a partir da gordura animal se diferencia deste. Além de beneficiar o meio ambiente, a tecnologia trará vantagens econômicas aos criadores, já que poderá ser reutilizada no aquecimento dos animais.

O processo convencional utiliza o metil, que é totalmente importado e de fontes não renováveis. Já o processo de produção a partir de gordura animal utiliza a rota etílica, cujo produto, o etil, é oriundo dos canaviais brasileiros.

A produção de biodiesel a partir da gordura animal já foi realizada com sucesso em laboratório. Porém, ainda não é possível estimar quando a tecnologia estará disponível para os produtores.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Rural Centro

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário