Rio Grande do Sul pode ter usina de transformação de arroz em Etanol

Publicado em 01/08/2011 11:11
O Rio Grande do Sul pode ter, nos próximos anos, a primeira usina brasileira de grande porte para a transformação de arroz energético para etanol. A informação é do professor da Universidade de São Paulo (USP), Roberto Hukai. Ele esteve em Porto Alegre (RS), onde palestrou sobre o tema Alimentos, Energia e Meio Ambiente.

Segundo o professor, o projeto ainda está em fase de estudos de viabilidade, pedido pela Agência de Desenvolvimento de São Borja, e deve contar com o apoio do Badesul para a busca de recursos. Hukai lembra que os japoneses já utilizam o arroz para a destilação do álcool na produção de bebidas, como o saquê. Ele defende que o produtor deva ser incentivado a usar variedades específicas para a energia.

– Vamos na direção do arroz energético. Arroz energético não tem nada a ver com o arroz comestível. Eu não estou querendo saber se o arroz é bonitinho. O que eu quero saber é qual a produtividade econômica dele – salienta.

Durante a palestra, Hukai analisou o uso do arroz para a produção de etanol e dos chamados co-produtos, procurando desmistificar o impasse entre produção de alimentos ou produção de biocombustível. A ideia foi discutir formas de como ampliar a utilização dos excedentes de arroz, encontrando alternativas de aproveitamento econômico para as sobras do produtos, que responde por cerca de 2,5% do PIB do Estado.

Fonte: Rádio Gaúcha

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ANP aprova resolução que altera especificações do óleo diesel
Entenda como o Projeto de Lei “Combustível do Futuro”, sob relatoria de um paraibano, fortalece o setor de etanol
AMAGGI apresenta projeto biodiesel B100 em evento nacional sobre descarbonização
Senado analisa incentivo à produção de biocombustíveis da agricultura familiar
EUA permitem expansão temporária de gasolina com maior teor de etanol