Brasil mantém primeira posição como exportador de frango

Publicado em 24/11/2008 15:28

(SC e RS são os maiores exportadores) 

Tem um setor da economia brasileira que continua bombando apesar de toda a crise global e ele é justamente um setor ligado à área da alimentação, no caso a avicultura. Os brasileiros e o mundo continuam comendo carne de frango como nunca.

. O Brasil é o maior produtor e maior exportador do mundo.

. “Quando deu a crise aviária, a Tailândia caiu fora e ocupamos a vaga”, foi o que disse o presidente da União Brasileira de Avicultura, Ariel Mendes, nesta sexta-feira a tarde, ao editor, desde Bento Gonçalves. O presidente da UBA participou da Avisulat, reunião de empreendedores da cadeia de produção de aves, suínos e agricultura. O editor falou com Ariel Mendes pelo telefone.

. Os maiores exportadores brasileiros são Santa Catarina, RS, Paraná e São Paulo, mas o maior exportador é o Paraná.

. O Brasil produz 11 milhões de toneladas de carne de frango, 3,8 milhões de toneladas das quais são exportadas, devendo render, este ano, US$ 7 bilhões, 20% mais do que no ano passado. Os compradores estão em 150 Países.

. O consumo brasileiro de carne de frango é de 38,5 kgs per capita ano, mais do que os 38 kgs de carne bovina e 13 de suíno. A UBA acha que dá para chegar aos 45 kgs dentro de 10 anos, mas somente em cima do consumo das classes C e D. Neste caso, as duas classes terão que melhorar a renda.

. E a crise global ?

. “Seremos os últimos atingidos, mas não esperamos nada grave”, avisou o presidente da UBA.

. Os problemas atuais são iguais aos de todos os exportadores: falta crédito para financiar as exportações e para capital de giro.

- Os preços internos e externos não causam problemas para os produtores e exportadores.



Fonte: Blog do Polibio Braga

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Blog do Polibio Braga

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário