Alta da gasolina sinaliza inflação de dois dígitos

Publicado em 19/04/2011 09:28
Desde a semana passada o editor tem registrado queixas diárias dos seus seguidores no Twitter, que não se conformam com os altos preços da gasolina.

. Há dez dias, a leitora Marisa Lins, de Maceió, avisou:

- A gasolina já custa R$ 3,08 o litro aqui em Alagoas.

. Enquanto os consumidores queixam-se nas bombas diante da alta diária dos preços, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, e o presidente da Petrobrás, José Gabrielli, sustentam uma discussão mentirosa pela mídia, já que se reportam a um aumento geral dos preços dos combustíveis, que não teria aconteceido, mas que irá ocorrer.

. A ANP revelou no sábado que o preço da gasolina aumentou em média 6,29%, índice que chegou a 9% no caso do etanol – em apenas 30 dias. No período, a inflação medida pelo INPC foi de 0,66%.

. O preço calculado pela ANP é o preço médio e nas distribuidoras.

. Nas bombas, o caso é muito pior. É onde as coisas doem no bolso dos consumidores.

. Neste domingo, em Gramado, o litro da gasolina já tinha passado da casa dos R$ 3,00. Até sábado, era o preço cobrado em Roraima – o mais alto do País.

- Nem de longe os preços explosivos dos combustíveis são os que mais sobem no País, mas seus efeitos sobre a cadeia produtiva são devastadores. A inflação desembarcará a qualquer momento na casa dos dois dígitos e já é inercial para inúmeros produtos. O governo continua sem coragem para meter a mão para valer na solução dos problemas deixados pela herança maldita de Lula.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Blog do Políbio Braga

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Celso Sakamoto Londrina - PR

    Acho incrivel como o preço dos combustiveis atingiram estes patamares. Segundo o Governo temos aqui reservas imensas de petroleo, mas de que adianta? Como exemplo temos a gasolina mais cara que no Japão, que não produz nem 10% do que consome, o restante é tudo importado e nem por isso tem em dolar o valor que temos aqui. É uma vergonha!

    0