Aftosa: Mais severo, processo de vacinação contra a doença tem início no Paraguai

Publicado em 02/02/2012 08:04
Nesta quarta-feira (1), foi iniciado o primeiro período de vacinação contra a febre aftosa no Paraguai. O processo deve contar com  controles sanitários mais severos depois que dois casos da doença foram registrados em menos de quatro meses na Zona de San Pedro.

Entre as mudanças no sistema nacional de vacinação, está o estabelecimento de requisitos para a habilitação de casas vendedoras e centros de distribuição da vacina e ainda a imobilização do gado a partir desta quarta até o registro de sua vacinação.

Primo Ricardo Feltes, diretor do Senacsa (Serviço Nacional de Qualidade e Saúde Animal do Paraguai) afirma que a imobilização dos animais é uma medida bastante importante do ponto de vista técnico-sanitário, pois garante que todos os animais estejam sem a febre aftosa ao serem transportados.

No final de 2011, o Paraguai perdeu seu status de país livre da aftosa por conta da detecção da doença em uma propriedade de criação de gado. O presidente do Senacsa, Félix Otazú, disse que os setores oficial e privado operam em conjunto para fortalecer o sistema de vacinação e recuperar o status sanitário.

Com informações da Prensa Latina.

Tags:

Por: Carla Mendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Exportações de carne bovina ganham protagonismo, ajudam a enxugar mercado interno, mas ainda não adicionam preços à arroba
Radar Investimentos: Os preços da arroba do boi gordo oscilaram pouco no físico
Febre Aftosa: Novo status sanitário abrirá mercados ao Brasil, diz Alckmin
Brasil se declara livre de febre aftosa sem vacinação e buscará reconhecimento
Em São Paulo, campanha de atualização de rebanhos tem início nesta quarta-feira, 1º de maio