Boi: Produtividade do Rio Grande do Sul está ameaçada com estiagem

Publicado em 02/02/2012 10:29
A forte estiagem que atinge o sul do Brasil tem prejudicado as condições de pastagens da região. O tempo adverso não permite o desenvolvimento correto das plantas, que hoje encontram-se com aparência amarelada e com teor nutritivo insuficiente para atender as necessidades dos animais.

Ainda assim, até o momento a boiada de corte apresenta peso satisfatório, mesmo com os baixos volumes de massa verde.  Entretanto, em alguns meses a condição poderá reduzir a produtividade do rebanho, resultando em menor taxa de natalidade,  já que os animais estarão com baixo peso corporal no início de outono e inverno, época crítica em relação à disponibilidade de alimentos.

As lavouras de milho e sorgo cultivadas para a produção de silagem também estão com baixa produtividade. A falta de umidade do solo dificulta a germinação das plantas e impede a implantação de novas áreas com forrageiras.

Tags:

Por: Marília Pozzer
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Exportações de carne bovina ganham protagonismo, ajudam a enxugar mercado interno, mas ainda não adicionam preços à arroba
Radar Investimentos: Os preços da arroba do boi gordo oscilaram pouco no físico
Febre Aftosa: Novo status sanitário abrirá mercados ao Brasil, diz Alckmin
Brasil se declara livre de febre aftosa sem vacinação e buscará reconhecimento
Em São Paulo, campanha de atualização de rebanhos tem início nesta quarta-feira, 1º de maio