FAERN alerta para status da aftosa no RN

Publicado em 09/02/2012 06:42
Ministério da Agricultura avalia mudança de status da febre aftosa e preocupa Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte.
Com o intuito de discutir o possível rebaixamento do Rio Grande do Norte no status da febre aftosa, saindo de estado classificado como de risco médio para desconhecido, foi promovida na terça-feira (07), reunião - proposta pelo Ministério da Agricultura (Mapa) e Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte (Faern) - com o secretário de Agricultura do RN, Betinho Rosado e o diretor do Idiarn, Rui Sales Júnior.

Na conversa, o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Francisco Sérgio Ferreira Jardim, acompanhado do coordenador da Instituição, Plínio Leite Lopes, presidente da Faern, José Álvares Vieira, e diretores do Ministério no RN, alertaram o secretário Betinho Rosado sobre a problemática da febre aftosa no rebanho estadual. “Fizemos estudos e descobrimos que o status de risco médio poderá cair para desconhecido. E isso será muito prejudicial para toda a pecuária potiguar”, afirmou Francisco Jardim.

De acordo com o presidente da Federação da Agricultura, o governo precisa dar uma resposta rápida para essa questão. “Temos que discutir seriamente esses dados fornecidos pelo Mapa. A governadora e o secretário Betinho precisam se alertar com relação ao problema que poderá transformar o Rio Grande do Norte em uma ilha sem contato com outros estados. E não será apenas a pecuária que sofrerá com um possível rebaixamento de status. A fruticultura também sofrerá com essa notícia. A agricultura como um todo sofrerá”, enfatizou José Vieira.

Na reunião, o secretário Betinho Rosado se mostrou receptivo as propostas do Ministério da Agricultura e afirmou que trabalhos serão feitos para reverter o possível quadro negativo. “Iremos fazer um replanejamento para pautar as ações de combate a febre aftosa”, resumiu Rosado.

O Norte e o Nordeste precisam avançar

Neste mês o Ministério da Agricultura vai dar início ao cronograma para ampliar a zona livre de febre aftosa no País. Quatro estados passarão por novas auditorias no rebanho bovino: Pará, Piauí, Pernambuco e Maranhão.

De acordo com o Mapa, esses estados apresentam as melhores condições para a mudança no status sanitário para livre de aftosa com vacinação. “Estaremos, agora em fevereiro e março, analisando, por meio de auditorias, quatro estados que poderão sair desse patamar de risco médio. Com isso, esses locais darão um salto de qualidade. A nossa preocupação é o RN e a Paraíba (Outro estado atrasado com relação à febre aftosa) ficarem de fora. Lembramos que somos parceiros de todo os estados, e o Norte-Nordeste precisa avançar”, lembrou Plínio Lopes.

O cronograma prevê uma série de etapas após a comprovação de que as demandas do Ministério foram plenamente atendidas durante as auditorias. Na fase seguinte ocorrerá a investigação sorológica dos rebanhos. Este processo será realizado entre os meses de março e abril.

Em audiência pública Faern alertou sobre o problema

O problema da febre aftosa no rebanho do Rio Grande do Norte e a mudança de classificação no status de risco médio para risco desconhecido foram assuntos discutidos em audiência pública promovida em dezembro de 2011 na Assembleia Legislativa.

Na oportunidade, o presidente da Federação da Agricultura, José Vieira, alertou os diversos produtores rurais e autoridades do setor sobre a questão. “Fizemos esse alerta com o intuito de ajudar ao Governo. Espero que com essa reunião de hoje (07) nossas autoridades observem melhor a questão. Se o rebanho potiguar voltar para o nível de risco desconhecido (fato que já ocorreu no começo da década de 2000), os produtores não poderão mais comercializar os seus animais em outros estados e nem os rebanhos desses estados poderão entrar no RN”, finalizou Vieira.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Faern

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário