Pecuaristas de Mato Grosso do Sul iniciam primeira etapa de imunização contra febre aftosa na Zona de Fronteira

Publicado em 28/03/2012 16:39
Começou nessa segunda, dia 26, a primeira etapa da imunização do rebanho de bovinos na “Zona de Fronteira” de Mato Grosso do Sul – antiga ZAV, que vai acompanhar o segundo período de vacinação contra febre aftosa do Paraguai.

A Agência Estadual de Defesa Sanitária e Vegetal (Iagro) faz um alerta aos produtores para que se programem com antecedência. Nas propriedades de maior risco sanitário (assentamentos, aldeias indígenas e periferias das cidades) o órgão vai fornecer a vacina e realizar a vacinação com agulha oficial, ou seja, os funcionários realizarão a aplicação da vacina. Nas demais propriedades, a Iagro realizará a vacinação acompanhada (o produtor vacina os animais na presença dos servidores da Iagro em 100% do rebanho), fiscalizada (vacinação sob acompanhamento parcial por servidores da Iagro), ou ainda oficial (nestes casos, o produtor será o responsável pela aquisição da vacina das revendas de produtos veterinários).

— A medida visa a uma maior vigilância e atenção nas propriedades de fronteira — destaca a diretora-presidente da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), Cristina Carrijo. Nas demais localidades do Estado, o cronograma continua o mesmo, com início em maio nas regiões do Planalto e Pantanal.

Para a aquisição da vacina, os produtores deverão se dirigir aos escritórios da Iagro para a liberação da compra no sistema Saniagro, bem como para o agendamento dos trabalhos de fiscalização da vacinação, quer seja acompanhada, fiscalizada ou oficial. O produtor precisa ficar atento ao prazo para o registro da vacinação, que deverá ser realizado pela internet até o dia 15 de maio.

Nas demais regiões, o rebanho deve ser vacinado da seguinte forma: Planalto - 1º a 31 de maio e Pantanal – 1º de maio a 15 de junho (para os optantes desta etapa). No Planalto, os bovinos e bubalinos devem ser imunizados de zero a 24 meses. O registro da vacinação deverá ser realizado pela internet até o dia 15 de junho.

No Pantanal, os optantes desta etapa devem imunizar todo o rebanho - de mamando a caducando. O registro da vacinação deverá ser realizado pela internet até o dia 30 de junho. Para mais informações o produtor pode procurar uma agência da Iagro ou pelo telefone 0800.679.120.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Sec. Desenv. Agrário de MS

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário