Aftosa: Animais começam a ser vacinados em Rondônia e na Bahia

Publicado em 16/04/2012 07:19
A partir do próximo domingo, 15 de abril, todos os bovinos e búfalos da Bahia e o rebanho de com até dois anos de idade de Rondônia deverão receber a vacina contra a febre aftosa. Rondônia segue o calendário previsto pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), mas os pecuaristas baianos iniciarão a aplicação da vacina mais cedo, em razão da seca que atinge a região.

“Atendemos a uma solicitação do estado. Com a forte estiagem, os criadores precisam movimentar os animais para procurar pasto e a antecipação facilitará o manejo”, explica o fiscal federal agropecuário Ronaldo Teixeira.

Na Bahia, apesar da falta de chuvas, o objetivo é ultrapassar os 98% de cobertura vacinal registrada na mesma etapa de 2011. Em todo o estado, 11,3 milhões de bovinos e bubalinos devem ser imunizados em 265.441 propriedades até o dia 30 de maio. Dos 417 municípios baianos, 198 estão em Estado de Emergência. Desse total, 160 mil fazendas e cinco milhões de animais estão sendo diretamente afetados pela seca prolongada.

Em Rondônia, a meta do Mapa é atingir índices próximos a 100% de cobertura vacinal alcançada na primeira fase do ano passado, quando 4,8 milhões de animais foram protegidos. Nessa etapa, que vai até o dia 15 de maio, a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron) reforçará ainda mais as ações de fiscalização da vacinação e do comércio de vacinas, visando garantir a adequada imunização do rebanho. A partir de junho, fiscais estaduais – em conjunto com técnicos bolivianos – realizarão a vacinação assistida em propriedades na Bolívia, na região da fronteira internacional, em uma parceria importante para garantir a sanidade animal dos dois países e que vem sendo ampliada a cada ano.

Outro estado que sofreu mudanças no cronograma inicial foi Mato Grosso do Sul. Desde o dia 1º de abril, o rebanho da região de fronteira internacional com o Paraguai e a Bolívia – formado por aproximadamente 7.300 estabelecimentos e 800 mil cabeças – está sendo vacinado. A campanha, que segue até 30 de abril, foi adiantada para aumentar a fiscalização na área, visto os recentes focos de febre aftosa registrados do lado paraguaio. O restante do território sul-mato-grossense receberá a vacina a partir de 1º de maio.

As autoridades contam o comprometimento dos produtores tanto na aplicação das doses quanto na declaração da vacinação, fundamental para a atualização do cadastro estadual. O Ministério também orienta os pecuaristas sobre os cuidados necessários para uma adequada imunização do gado: vacinar dentro do período estabelecido; adquirir vacinas em revendas autorizadas; conservar em temperatura correta (de 2 a 8°C) até o momento da aplicação; aplicar a dose certa (5 ml) na região da tábua do pescoço com agulhas e seringas em bom estado e limpas e manejar os animais com o mínimo de estresse e nos horários mais frescos do dia.

Após o término da vacinação, os pecuaristas rondonienses têm até o dia 20 de maio para entregar a declaração em uma das 82 Unidades Locais de Sanidade Animal e Vegetal (ULSAVs), devendo levar consigo a nota fiscal e a relação de seu gado. O prazo para os produtores da Bahia levarem o documento em uma das 71 Unidades Veterinárias Locais (UVLs) ou nos 357 Escritórios de Atendimento à Comunidade (EACs) se encerra em 15 de junho.

A segunda etapa da campanha – que prevê a imunização de todos os bovinos e búfalos de Rondônia – ocorrerá de 15 de outubro a 15 de novembro. Na Bahia, a mesma fase será realizada no mês de novembro, mas somente os animais com idade abaixo de 24 meses serão vacinados.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Mapa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário