Pecuária de corte precisa de investimentos para crescer

Publicado em 17/04/2012 07:13
A oferta de macho em 2013, com 2,29 milhões de cabeças, pode garantir preços estáveis na pecuária no próximo ano, mas é preciso investir em tecnologia para aumentar a taxa de desfrute, ou seja, o número de animais para o abate. Atualmente a taxa é de 15%, mas o ideal é de 25%. É o que aponta estudos da Federação de Agricultura e Pecuária de MS (Famasul), apresentados nesta segunda-feira (16) durante o durante o 25° Encontro de Tecnologias para Pecuária de Corte, no Sindicato Rural de Campo Grande.

“O estoque de bezerros, que estarão prontos para o abate ano que vem, vão segurar um pouco os preços, mas a demanda precisa aumentar. O frango tem aumentado sua participação no mercado interno enquanto que a carne vermelha tem recuado. A saída é investir no marketing da carne, desmistificando mitos apontando os benefícios de seu consumo”, explica a economista e assessora técnica da Famasul, Adriana Mascarenhas. O abate de frango aumentou em 5,8 no primeiro trimestre de 2012, em relação ao mesmo período do ano passado, enquanto teve queda na exportação de 16%. “Foi o mercado interno que absorveu essa oferta”, aponta.

Código

No encontro, as autoridades do Estado ressaltaram o peso do agronegócio e a busca pela aprovação do Código Florestal, que deve proporcionar mais segurança para as cadeias produtivas. Durante a abertura do evento, o presidente da Famasul e do Conselho Deliberativo do Sebrae, Eduardo Riedel, ressaltou que o agronegócio tem ganhado expressão cada vez mais forte no Brasil e fora dele. “Assistimos nas últimas décadas a transformação do nosso setor. Já consolidada na agricultura, em consolidação na pecuária”, enfatizou o dirigente. 

O presidente do Sindicato Rural de Campo Grande, Rui Fachini, enfatizou a mobilização dos produtores em torno da aprovação do Código Florestal, marcado para ir a votação na Câmara Federal no próximo dia 25. O deputado estadual Junior Mochi (PMDB) falou em nome da Assembléia no evento e reforçou o pedido de atenção e empenho dos produtores pela aprovação do novo Código antes da realização da Rio + 20.

O 25º Encontro de Tecnologias para Pecuária de Corte, do Sindicato Rural de Campo Grande,,conta com o apoio da Famasul, Senar/MS, Funar/MS, Embrapa Gado de Corte, Prefeitura Municipal de Campo Grande, Abiec, Banco do Brasil, Real H e Sistema OCB.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Famasul

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário