Paraná confirma para maio primeira etapa da vacinação contra aftosa

Publicado em 20/04/2012 08:31
Todos os bovinos e bubalinos de até 24 meses de idade devem ser imunizados, de acordo com Secretaria da Agricultura.
A primeira etapa da campanha anual de vacinação contra febre aftosa no Paraná inicia no dia 1º de maio. De acordo com a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Estado, deverão ser imunizados até o dia 31 de maio bovinos e bubalinos de até 24 meses de idade, incluindo os recém-nascidos. A expectativa é de que sejam vacinadas cerca de 4,3 milhões de cabeças, que correspondem a 45% do rebanho total de 9,5 milhões de animais. Conforme o órgão, o produtor que não vacinar seus animais está sujeito a multa de R$ 101,84 por cabeça.

O Paraná é considerado área livre de febre aftosa com vacinação desde o ano 2000. A imunização dos animais deve ser comprovada pelos produtores, mediante entrega da nota fiscal de compra da vacina e do formulário do comprovante nas unidades veterinárias da Secretaria da Agricultura, até 31 de maio.

Ainda conforme o órgão, no comprovante de vacinação deve ser relacionada corretamente a quantidade de animais existentes na propriedade e de animais vacinados, por sexo e por idade. Mesmo que não possua bovinos ou búfalos com até 24 meses de idade, o produtor deve prestar informações sobre o rebanho em uma unidade veterinária da Secretaria da Agricultura. Os produtores que têm poucas cabeças de gado na propriedade podem se associar aos vizinhos para compra conjunta da vacina, mas a comprovação deve ser individual, conforme informa a Defesa Sanitária Animal da Secretaria.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Sec. Agricultura do PR

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário