Brasil ganhará status de país livre de vaca louca dia 14, diz Ministro

Publicado em 07/05/2012 12:08
O Brasil deverá receber o certificado de país livre da vaca louca da Organização Internacional de Saúde Animal (OIE) ainda neste mês, antecipou na quinta-feira (3) o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho. Embora o Brasil nunca tenha registrado um caso da doença, o status sanitário da OIE torna-se relevante depois de os Estados Unidos terem confirmado um caso no mês de abril.

Ao participar da abertura da 78ª Expozebu, em Uberaba (MG), o ministro afirmou que receberá o certificado em Paris nos próximos dias 13 e 14. A sessão geral da OIE está marcada para os dias 20 a 25 de maio. De Paris, Mendes Ribeiro seguirá diretamente para a China, onde negociará a liberação de novas plantas frigoríficas brasileiras para exportarem para o mercado local.

Aftosa na mira

Na Expozebu, Mendes Ribeiro deu a largada para a temporada de vacinação contra a febre aftosa, e disse que trabalha para que o Brasil atinja o status de país livre da doença sem vacinação até o fim de 2014. “Vamos trabalhar forte no Nordeste e na América do Sul para conquistar o certificado de livre de aftosa com vacinação em 2013 ou 2014, e livre sem vacinação até o fim de 2014″, garantiu.

Apenas o Estado de Santa Catarina tem certificado de livre de aftosa sem vacinação pela OIE. Partes das regiões Norte e Nordeste não são consideradas livres da doença e o restante do País é livre com vacinação. O fim da vacinação é polêmico, porque ao mesmo tempo em que mostra maior segurança com relação à erradicação da doença no rebanho, também torna-o mais vulnerável à entrada do vírus pelas fronteiras secas.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Sou Agro

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário