Confinamento brasileiro deve crescer 13% em 2012

Publicado em 23/05/2012 11:07
"A grande oferta de milho para este ano pode ter sido a principal variável de motivação para este confinamento”, revela o analista sênior de Safras & Mercado, Paulo Molinari.
O mercado brasileiro de carne bovina trabalha com uma expectativa de crescimento de 13% no confinamento em 2012, segundo o mais recente levantamento divulgado pela consultoria SAFRAS & Mercado. Deverão ser confinadas 3,233 milhões de cabeças de gado, ante as 2,861 milhões de 2011.
 
De acordo com o analista de SAFRAS & Mercado, Paulo Molinari, esta é uma das maiores expansões anuais já registradas no mercado nacional. "Este aumento toma como base a tendência de uma redução significativa nos custos devido à grande oferta disponível de milho safrinha e a possibilidade de um avanço nas exportações, com a desvalorização do Real frente ao Dólar", explica.
 
Molinari destaca que o Mato Grosso será uma dos estados com maior potencial de expansão, alcançando um confinamento de 499,8 mil cabeças, quase 39% superior ao verificado no ano passado. "A grande oferta de milho para este ano pode ter sido a principal variável de motivação para este confinamento, com um gado que surgirá no mercado interno em meados de agosto", sinaliza.
 
O analista afirma que os estados de Goiás e Mato Grosso do Sul também continuarão elevando o volume de gado confinado em 2012, com incremento esperado de 14% e 18,1% ante o ano passado. "O indicativo é de que o estado de Goiás volte a liderar o ranking de confinamento no país, com 747 mil cabeças, logo à frente de São Paulo, que tende a confinar 732,2 mil cabeças", informa.
 
Molinari alerta ainda que as atenções do mercado bovino estarão centradas também no clima para o segundo semestre. "Diante da presença do fenômeno El Niño, as chuvas deverão ser o ponto forte da primavera e verão. Boas chuvas na primavera poderão acentuar as vendas de gado confinado, sugerindo também condições favoráveis às pastagens para a safra 2013, o que poderia favorecer a entrada de gado de pasto no mercado em meados de agosto", conclui.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Agência Safras & Mercado

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário