Mais dois estados do Nordeste obtêm status de áreas livres de aftosa com vacinação

Publicado em 09/09/2013 08:08

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Andrade, assinou na sexta-feira (6) instruções normativas reconhecendo Alagoas e Rio Grande do Norte como áreas livres da febre aftosa com vacinação. Os estados eram os últimos de um grupo de sete para os quais o órgão havia anunciado que concederia o status. Ao longo da semana, Andrade havia assinado documentos atestando a segurança sanitária do Ceará, do Maranhão, da Paraíba, de Pernambuco e do Piauí.

No início de agosto, o Ministério da Agricultura reconheceu o norte do Pará como zona livre da doença. A partir de agora, o estado passou a ser considerado seguro em sua totalidade, já que somente o centro-sul do estado era reconhecido como livre de risco. Agora, 24 estados têm o status sanitário favorável. Deles, Santa Catarina é o único livre de aftosa sem necessidade de vacinação, desde 2007.

Após o atestado do Ministério da Agricultura, o próximo passo é buscar o reconhecimento da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), que dá o aval internacional às novas áreas. A solicitação será feita em outubro e a expectativa é que o certificado da OIE seja obtido em maio do ano que vem.

O objetivo do Brasil é obter da entidade o status de país livre da doença até 2015. Para isso, é preciso esforço para imunizar os rebanhos bovinos do Amapá, de Roraima e de parte do Amazonas. As três áreas ainda são consideradas de alto risco.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Agência Brasil

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário