Avanço da agricultura faz rebanho bovino cair 2,3% no Rio Grande do Sul

Publicado em 11/10/2013 08:55
661 exibições

O rebanho de bovinos teve uma queda de 2,3% no Rio Grande do Sul em 2012, na comparação com o ano anterior. A redução de 337 mil cabeças de gado foi causada pela migração da pecuária para a silvicultura e agricultura, especialmente para a soja.

Os números constam na Pesquisa da Pecuária Municipal, divulgada hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em dezembro do ano passado, o rebanho gaúcho era de 14,1 milhões de animais. No Estado, o município com o maior número de animais é Alegrete, com 629 mil cabeças.

Leia a íntegra no Zero Hora

Tags:
Fonte: Zero Hora

3 comentários

  • Flavio Schirmann Formigueiro - RS

    Fazem dois anos que venho alertando para o problema. A idade de abate reduziu porque já não encontramos bois de três anos magros,para engordar.Isso porque foram abatidas muitas matrizes havendo a redução na oferta de terneiros. Agora os frigoríficos já aceitam abater carcaças pequenas com 420 kg vivo( que demandam o mesmo custo de abate de um animal de 520kg). O avanço da cultura da soja é inevitável, ela vai absorver todas as áreas de solos férteis disponíveis (O arrendamento com valor de 10 sacos de soja por ha, pagos adiantadamente, são no mínimo 600,00/ha, teríamos que ter um ganho de peso de 260kg vivo/ha em seis meses, em campo nativo, para ser economicamente viável. Outro agravante é que estes números de redução estão muito abaixo da realidade. Na verdade o abate clandestino de matrizes é muito grande...A NOTÍCIA BOAS É QUE ESTÁ MELHORANDO MUITO A QUALIDADE GENÉTICA DO NOSSO REBANHO, COM UMA PRESSÃO DE SELEÇÃO MAIS FORTE EM CIMA DAS MATRIZES!

    0
  • Liones Severo Porto Alegre - RS

    Caro Dalzir Vitoria, você gabaritou essa questão. Nossas tropas foram embarcadas EM PÈ, em grandes navios destinadas ao mundo Árabe. Você não acredita as fazendas de criação de gado existentes no meio dos desertos Árabes. abraços

    0
  • Liones Severo Porto Alegre - RS

    Caro Dalzir Vitoria, você gabaritou essa questão. Nossas tropas foram embarcadas EM PÈ, em grandes navios destinadas ao mundo árabe. abraços

    0