RS: Alecrim, na fronteira com a Argentina, é referência na vacinação contra a aftosa

Publicado em 18/10/2013 08:18

A entrega da modernização da Inspetoria de Defesa Agropecuária de Alecrim, no Noroeste gaúcho, a 11 quilômetros da fronteira com a Argentina, coincidiu com o aniversário de 33 anos da unidade e os 50 anos de fundação da cidade. Além disso, a unidade, em parceria com o município, o sindicato rural e os produtores, é referência na vacinação contra a aftosa. 

O secretário estadual da Agricultura, Luiz Fernando Mainardi, acredita que a proximidade da fronteira necessita de atenção maior à defesa e ao controle sanitário, embora o trabalho nessas zonas caiba ao Ministério da Agricultura. 

Outro desafio do município, com o apoio do Estado, será de criar um mecanismo, a partir de política pública, que minimize a falta de sucessão na zona rural. 

Dos 7 mil habitantes do município, 1,5 mil vivem no campo. A cidade já assinou convênio do programa Dissemina, de inseminação artificial. Eles receberão um veículo equipado com botijão de nitrogênio e doses gratuitas de sêmen. A política será incorporada à outra semelhante já conduzida pela prefeitura. 

"Estamos desafiados a produzir mais nas mesmas áreas, com mais qualidade e ainda ganhar mercados exteriores. Aqui queremos ampliar esse trabalho que vocês já fazem e garantem, por meio da parceria, 100% de vacinação contra a aftosa, principalmente numa região tão propensa à enfermidade. O Estado vai ganhar se o produtor também tiver renda", afirmou Mainardi.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Governo do Rio Grande do Sul

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário