Site ajuda pecuaristas a combater pirataria de medicamentos veterinários

Publicado em 23/10/2014 15:14
Nova ferramenta já está no ar para receber denúncias de falsificação de produtos

Os pecuaristas brasileiros têm, agora, um importante instrumento de apoio para combater a pirataria de produtos veterinários. Está no ar um novo site para receber as denúncias de falsificação de medicamentos para bovinos no país, com o objetivo de conter esta prática ilegal, que prejudica a sanidade dos animais e a saúde do consumidor.


A iniciativa faz parte da Campanha Antipirataria de Produtos Veterinários, desenvolvida pelo Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan), com o apoio da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e mais 14 entidades do agronegócio. A campanha foi lançada no mês passado, durante a 37ª Expointer. 

A ideia é alertar os integrantes da cadeia produtiva de proteína animal sobre os riscos e os malefícios do uso de medicamentos veterinários falsificados, contrabandeados, sem registro e produzidos a partir de formulações caseiras. Desta forma, uma das propostas da campanha é a redução do comércio destes produtos, que chega a representar 15% do segmento de saúde animal, o equivalente a R$ 600 milhões/ano.

Além do portal, a campanha terá ações como a divulgação de banners, envio de e-mails marketing e distribuição de cartazes e cartilhas, entre outras. As entidades envolvidas nesta iniciativa também entraram em contato com as autoridades federais, estaduais e municipais para alertar sobre a gravidade do tema e buscar apoio.

A campanha também conta com o apoio da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (ABIEC), da  Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA), da Associação Nacional dos Confinadores (ASSOCON) e da Associação Brasileira das Indústrias de Suplementos Minerais (ASBRAM). A lista de apoiadores inclui, igualmente, as Federações da Agricultura e Pecuária dos Estados do Rio Grande do Sul (FARSUL) e de São Paulo (FAESP).
 
Também integram o grupo que combate o comércio ilegal o Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária (FONESA), o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS), o Conselho Nacional da Pecuária de Corte (CNPC), a Sociedade Brasileira de Medicina Veterinária (SBMV), o Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal (SINDIRAÇÕES) e a Sociedade Rural Brasileira (SRB).
 
Para identificar a qualidade e a legalidade do medicamento veterinário, o medicamento veterinário deve ter os seguintes itens:
 
- Embalagem contendo a aprovação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), bem como numero de registro no Ministério;
- Identificação do responsável técnico;
- Existência de telefone de serviço ao consumidor do fabricante;
- Embalagens em língua portuguesa, indicando a data de fabricação e validade; 
- Consulta ao Compêndio de Produtos Veterinários do SINDAN.
 
O site da Campanha Antipirataria de Produtos Veterinários está disponível em https://denuncieprodvetpirata.org.br/.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
CNA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário