Produtores rurais da região Planalto de MS tem até domingo para vacinar o rebanho contra febre aftosa

Publicado em 27/11/2014 09:36

Os produtores rurais do Planalto de Mato Grosso do Sul precisam ficar atentos ao calendário de vacinação contra febre aftosa, pois o prazo da etapa novembro encerra-se neste domingo (30). O alerta é da Famasul - Federação da Agricultura e Pecuária de MS . A estimativa é que 7,2 milhões de bovinos entre 0 e 24 meses de idade sejam vacinados nessa região.  Na região de Fronteira (antiga zona de Alta Vigilância), esta segunda fase começou no dia 1º de outubro e terminou no dia 15 de novembro. Já no Pantanal, o prazo vai até 15 de dezembro (veja a tabela abaixo).
 
De acordo com os dados da Iagro - Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal, a imunização é obrigatória e o produtor tem até 15 dias após o término da campanha para fazer a declaração de vacina no site da Iagro – Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal:  https://www.iagro.ms.gov.br/.
 
Desde 2008, o Planalto e o Pantanal apresentam status de área livre de febre aftosa com vacinação, segundo a Organização Internacional de Saúde Animal (OIE). Já na fronteira, a condição foi restabelecida em 2011. Segundo a Famasul, a conquista é fruto do trabalho realizado pelos produtores rurais, em conjunto com os órgãos públicos e privados.
 
O índice de cobertura vacinal de Mato Grosso do Sul é de aproximadamente 98%. O diretor-secretário do Sistema Famasul, Ruy Fachini, credita este percentual ao comprometimento dos produtores rurais. “Ao longo dos anos, os produtores vacinaram seus rebanhos de acordo com o calendário estabelecido pelo serviço veterinário oficial. O que favorece para que Mato Grosso do Sul se mantenha como importante exportador de carne bovina", destacou.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Famasul

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário