Descarte de matrizes cresce 74% em MT de dezembro a janeiro, diz Acrimat

Publicado em 13/02/2015 14:54

O abate de fêmeas bovinas com mais de 24 meses (matrizes) teve aumento de 74% entre dezembro de 2014 e janeiro deste ano em Mato Grosso. Os pecuaristas levaram ao gancho aproximadamente 221 mil matrizes em janeiro de 2015 ante as 188 mil em dezembro do ano anterior, segundo os números do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea). No primeiro mês do ano, o Estado abateu 469 mil animais, sendo 248 mil machos.

O boletim semanal da bovinocultura de corte do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) indica que esse maior volume de abate de fêmeas é típico do período, principalmente pelo término da estação de monta, momento em que as fêmeas que não foram emprenhadas são descartadas do rebanho.

Segundo o gerente de projetos da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Fábio da Silva, o descarte das fêmeas que falharam na estação de monta é necessário para reduzir custos do pecuarista. Ele ainda completa que esse descarte de fêmeas improdutivas deve estar no radar dos produtores, a fim de se garantir melhores índices reprodutivos do rebanho, como a taxa de prenhez.

Leia a notícia na íntegra no site do G1

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
G1

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário