Metade dos pecuaristas investiu em intensificação em Mato Grosso

Publicado em 04/10/2016 15:28
Estudo mostra investimentos na melhoria da produção nos últimos anos

Intensificação é palavra chave que os pecuaristas mato-grossenses têm usado na hora de escolher os investimentos para dentro da porteira. É o que o aponta o panorama da pecuária de Mato Grosso 2016, realizado no primeiro semestre do ano nas principais regiões do estado. O estudo é realizado pela Associação dos Criadores de Mato Grosso – Acrimat, e traz dados sobre os sistemas de produção e também métodos utilizados na melhora da produtividade.

O ‘ciclo completo’ é o mais frequente nas propriedades, seguido da ‘cria’, e juntos, eles somam mais de 60% dos sistemas de produção do estado. Na engorda, Mato Grosso reforça sua tradição no ‘boi à pasto’, que abrange 81,5% do rebanho estadual. “Esse número referenda o reflexo dos investimentos e esforços dos pecuaristas de Mato Grosso no manejo de suas pastagens”, destaca o superintendente da Acrimat, Francisco Manzi. As modalidades de confinamento e semi-confinamento registram 6,4% e 12,1%, respectivamente.

Da área produtiva total de Mato Grosso, as pastagens ocupam 70,3%, com 23,5 milhões de hectares. Segundo o panorama, 30% dos pecuaristas realizaram a integração com a agricultura. Apesar desse número, a Associação dos Criadores destaca o comprometimento dos pecuaristas com a produtividade. “A conversão dessas áreas é crucial para a pecuária, já que 62% desses produtores utiliza a agricultura como ferramenta para aumentar a produtividade e rentabilidade das pastagens, e devem retornar à pecuária”, avalia Manzi. E a atenção com a produção de alimento para o rebanho tem valido a pena. Metade dos produtores que realizaram a integração afirmam que tiveram melhora na produtividade e outros 41% tiveram aumento na produção, segundo o Panorama.

Na intensificação, o estudo mostrou que 48,5% investiu nos pontos fortes de produção: alimentação e nutrição (35,4%) – com manejo de pastagem e suplementação a pasto, infraestrutura (27,7%) – com piquetes, bebedouros e balanças, e a genética (22%) – com a compra de touros e inseminação artificial. E nesse cenário de gestão enxuta da propriedade, o crédito é a alavanca para novos projetos. Dos produtores que não realizaram intensificação, mais de 45% alega que a dificuldade de obtenção de capital foi fator predominante na hora da tomada de decisão.

Produção, alimentação e comercialização – a pecuária rentável passa pela gestão e planejamento de cada etapa de seus ciclos. Mas mesmo com investimentos em tecnologia, genética e infraestrutura, o pecuarista ainda tem um grande desafio – a comercialização do rebanho. “Não adianta ser eficiente somente da porteira para dentro. O pecuarista precisa estar preparado para comercializar sua produção e garantir margens positivas. A negociação a termo, por exemplo, que previne a oscilação de preços e traz mais segurança nas margens de negociação, poderia ser mais explorada pelos produtores”, comenta Fábio da Silva, gerente de Projetos da Acrimat.

O Panorama Pecuário de Mato Grosso

Parceria entre a Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), o estudo faz parte do Projeto Acrimat em Ação. Focado no tema do projeto, o Imea elaborou e analisou os questionários que foram aplicados pela equipe técnica da Acrimat durante as quatro rotas do Projeto, nos 30 municípios visitados.  A segunda edição do Panorama teve 2.481 questionários analisados na pesquisa, um aumento de 69%, em relação à 2015.

Para ver o estudo na íntegra, clique aqui

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Acrimat

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário