44 Bezerros do Projeto de pesquisa Leite A2 foram roubados do Instituto de Zootecnia

Publicado em 11/10/2016 11:26

Na madrugada desta sexta-feira, 7/10, foram roubados 44 bezerros das raças Girolando, Jersey e a Holandesa, que fazem parte da primeira progênie de bezerros dos projetos de seleção genética que permitem a produção de leite com a proteína A2, nascidos no Instituto de Zootecnia (IZ/Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. 

De acordo com o pesquisador Anibal Eugenio Vercesi Filho, responsável pelo projeto Leite A2, a ação foi percebida por volta das 7h da manhã por funcionários que chegaram para trabalhar. As novilhas, com idades entre 12 meses a dois anos, estavam em um pasto específico, já que são utilizadas em dois projetos de pesquisas. "As bezerras fazem parte de um rebanho de 300 cabeças de diversas idades e grupos, e participam das pesquisas de campo de melhoramento de pastagem e leite."

"Todos os animais possuem brinco com numeração, sendo que os bezerros da raça Jersey tem ainda tatuagem na orelha e a Holandesa é registrada, com fotos. Além do prejuízo material, este furto nos faz perder uma geração inteira. Elas nasceram aqui na fazenda e são analisadas desde cedo. Sem as novilhas, a pesquisa terá que começar do zero", ressalta Anibal.

Os esforços agora são para recuperar esses animais para dar continuidade aos projetos, pois fazem parte de uma das novas linhas de pesquisa do Estado de São Paulo e do Brasil  melhorar a qualidade do leite e o melhoramento genético animal para formação de um rebanho A2 - estudo inovador no Brasil sobre a proteína A2 para um leite mais saudável que evita várias doenças como diabetes, problemas cardiovasculares, arteriosclerose, alergias e inflamação da mucosa intestinal.

A diretora geral do IZ, Renata Helena Branco Arnandes, confirma que houve, um prejuízo grande para os Programas Institucionais do IZ, afetando consideravelmente o andamento das pesquisas inseridas no “Programa Leite Mais”, que fomentará a cadeia de produção de leite do Estado de São Paulo, envolvendo o projeto do Leite A2  e do “Programa de Produção Animal em Sistemas Integrados” (Propasi), que abrange estudos em sistemas de produção como pastagens consorciadas, integração Lavoura pecuária, e silvipastoril, voltados à produção de leite funcional, além do estudo que visa à diminuição dos gases de efeito estufa.

Os criminosos estouraram a corrente do portão para entrar na área experimental da fazenda. Pelo local foram observadas marcas de rodas de carros. “Com certeza elas foram levadas por ladrões especializados em furtos de vacas", ressalta Anibal.

No local da ocorrência, denominada “Área Experimental Diógenes Lopes” (Maracanã), na Rodovia Arnaldo Julio Mauerberg, haviam apenas estas novilhas. 

Diante dos fatos, o IZ, que pertence à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, já acionou a Segurança Pública do Estado, por meio do Secretário da pasta, Arnaldo Jardim, e aguarda os trâmites legais e uma atenção especial das autoridades responsáveis pela investigação do caso", reforça a Diretora do IZ.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
IZ

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário