Após 8 anos livre, Colômbia detecta foco de aftosa

Publicado em 26/06/2017 10:04

A Colômbia registrou seu primeiro foco de febre aftosa desde 2009, quando o país foi declarado livre da enfermidade que afeta o gado. O caso pode impactar as exportações de carne daquele país.

A informação foi confirmada em nota divulgada pelo Instituto Colombiano Agropecuário (ICA). A ocorrência do vírus foi no Departamento de Arauca, na fronteira com a Venezuela. A entidade estatal notificou o caso à Organização Mundial de Saúde Animal no sábado (24/6).

“De 136 animais que estão na propriedade, sete apresentaram lesões veiculares que acusaram resultado positivo para febre aftosa tipo ‘0’”, diz a nota. “Veterinários e epidemiologistas foram ao local para determinar a área do foco e realizar uma vigilância ativa”, acrescenta.

O ministro da Agricultura da Colômbia, Aurelio Iragorri, declarou que o foco “está localizado unicamente em Tame”, referindo-se ao município em Arauca onde vivem os animais infectados. Os protocolos de controle da doença incluem o sacrifício dos animais, com enterro em fossa comum.

Leia a notícia na íntegra no site Revista Globo Rural.

Tags:

Fonte: Revista Globo Rural

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Exportações de carne bovina ganham protagonismo, ajudam a enxugar mercado interno, mas ainda não adicionam preços à arroba
Radar Investimentos: Os preços da arroba do boi gordo oscilaram pouco no físico
Febre Aftosa: Novo status sanitário abrirá mercados ao Brasil, diz Alckmin
Brasil se declara livre de febre aftosa sem vacinação e buscará reconhecimento
Em São Paulo, campanha de atualização de rebanhos tem início nesta quarta-feira, 1º de maio