Pecuaristas aprovam retomada de atividades em unidade frigorífica de Nova Xavantina

Publicado em 26/07/2017 13:56
Redução da alíquota do ICMS e reabertura de planta representam opção em período de crise na pecuária

A reabertura de uma planta frigorífica no Estado deverá ter impacto direto em duas das principais regiões produtoras de carne, nordeste e parte do sudeste mato-grossenses. A unidade do grupo Mafrig Global Food de Nova Xavantina reiniciou as atividades nesta terça-feira (25) e representa uma alternativa para os pecuaristas das regiões que, há mais de cinco anos, só tinham uma empresa em operação para um rebanho de aproximadamente 5 milhões de gado bovino.

A reabertura de plantas frigoríficas é uma das ações defendidas pela Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) para a retomada do mercado sustentável no setor. O fechamento de unidades desde a crise econômica de 2008 e consequente concentração da indústria frigorífica prejudicaram o mercado da carne, principalmente para os produtores rurais.

O representante regional da Acrimat em Vila Rica, Anísio Vilela, explica que a retomada de uma unidade ainda é pouco perto do número de plantas que estão fechadas, mas que já representa um avanço. “Neste momento, a reabertura em Nova Xavantina será positiva para todos nós, mas precisamos que mais indústria voltem a abater para garantia de um mercado mais justo”.

Para Teia Fava, pecuarista e representante da Acrimat em Barra do Garças, esta é uma oportunidade para a atividade, um canal a mais de venda que se abre para o produtor. “Imaginamos que agora vamos ter concorrência, com redução na escala de abate e melhores preços para a arroba. É mais competitividade e opção para o pecuarista. Sem falar no impacto para economia da região com a geração de empregos e renda”, afirma Teia Fava.

De acordo com o grupo Marfrig, a expectativa é que 900 postos de trabalho, diretos e indiretos, sejam criados com a reabertura da unidade de Nova Xavantina. Ainda segundo a empresa, a retomada das atividades foi em função de haver maior oferta de bovinos para abate, provocada, sobretudo, pelas características atuais desse mercado na região.

Preços

O boletim semanal do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) mostra que os preços da arroba não estão em recuperação e registrou o pior índice nos últimos três anos. Segundo levantamento, a cotação do boi gordo à vista atingiu, no dia 19 de julho, o menor valor desde o dia 05 de setembro de 2014, R$ 114,14/@.

Apesar da desvalorização na arroba, o Imea estima uma possível melhora no segundo semestre, com a redução temporária da alíquota de ICMS em Mato Grosso para abate em outros estados e recuperação na BM&F/Bovespa, que já opera com alta nas cotações futuras do boi gordo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Acrimat

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário