Maior movimentação no mercado de animais para reposição no Maranhão

Publicado em 22/11/2017 06:55

Mercado de reposição mais movimentado do que o observado em semanas anteriores. A chuva e a rebrota das pastagens colaboram com este cenário.

Houve grande variação na relação de troca no decorrer deste ano, isso devido, principalmente, à valorização da arroba no início do segundo semestre. Diante disso, o pecuarista que comprou animais de reposição no meio do segundo semestre encontrou melhores oportunidades do que aquele que comprou no início de julho. 

Isso porque desde este mês o preço do boi gordo teve valorização de 9,5%, enquanto a média dos preços das categorias de reposição subiu 2,0%.

Sendo assim, o poder de compra melhorou, principalmente para o garrote e para o bezerro. Quem vendeu 16,5@ de boi gordo em julho comprou 1,54 garrote (9,5@) na época, mas quem vende essas mesmas arrobas hoje, compra, em média, 1,67 garrote.

Quanto ao bezerro (7,5@), o aumento no poder de compra foi de 8,7%, saindo da troca de 1,79 para 1,94.

Em curto prazo, as expectativas quanto à relação de troca ficam por conta das condições climáticas e também da disponibilidade de animais.

Tags:

Fonte: Scot Consultoria

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Rastreabilidade: Secretaria de Agricultura de SP visita fábrica em Santa Catarina em busca de tecnologias para identificação e bem-estar animal
Scot Consultoria: Cotação da novilha caiu R$5,00/@ nesta sexta-feira
Preço da @ do boi no mercado físico segue pressionado e com chances de que a média ceda para R$ 220,00, segundo especialista
Radar Investimentos: O cenário de queda dos preços reflete a maior oferta de bovinos
Radar Investimentos: Colheita da segunda safra de milho 2023/24 já começou