CNA e Mapa discutem controle e erradicação da brucelose e da tuberculose

Publicado em 13/06/2018 13:09
160 exibições

Representantes da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) se reuniram, na terça (12), com integrantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para iniciar um trabalho de revisão do Programa Nacional de Controle e Erradicação de Brucelose e Tuberculose. 

Instituído em 2001 e revisto pela Instrução Normativa SDA nº 10, de março de 2017, o Programa do Mapa busca a redução dessas doenças em bovinos e bubalinos, promovendo em um segundo momento a erradicação dos casos de brucelose e tuberculose no rebanho brasileiro.

Para o presidente da Comissão Nacional de Pecuária de Leite da CNA, Rodrigo Alvim, este é o momento oportuno para analisar o plano. “Despertamos para a importância de atualizar o programa de erradicação de brucelose e tuberculose. Existem algumas premissas e metodologias que há muito tempo foram criadas e precisam ser revistas”. 

De acordo com o assessor técnico da CNA, Thiago Rodrigues, com o espaço dado pela revisão da Instrução Normativa 62/2011 do Mapa, que trata dos padrões de qualidade do leite produzido hoje no país, surgiu a oportunidade de se trabalhar o tema sanitário, o que trouxe ao setor a conveniência de interagir junto ao MAPA. 

A proposta da CNA é rediscutir e modernizar as ações para atender a demanda dos produtores rurais. “Mostramos ao Mapa as fragilidades do plano de erradicação da brucelose e da tuberculose. É necessário que o projeto seja mais efetivo e tenha diretrizes mais alinhadas com o que o setor precisa”, destacou Rodrigues. 

Ao final da reunião, ficou definido que o tema será trabalhado em conjunto entre ministério, setor produtivo e universidades para consolidar novas diretrizes ao programa. 

Tags:
Fonte: CNA

Nenhum comentário