CNA debate propostas para o Plano Trienal do Seguro Rural

Publicado em 17/08/2018 14:39

A Comissão Nacional de Política Agrícola da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) esteve reunida na quinta (16) para debater propostas para formatação do Plano Trienal do Seguro Rural (PTSR). O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Espírito Santo (FAES), Júlio da Silva Rocha, participou do encontro.

O Plano define regras e prevê recursos para o Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR). De acordo com presidente da Comissão, Pedro Loyola, o colegiado está discutindo uma nova proposta para incluir mais produtores no programa.

“Nós estamos preocupados com algumas atividades que têm um risco maior e, nesses casos, a subvenção já é um valor menor. A ideia é manter ou aumentar a cobertura dessas culturas que fazem com que os prêmios fiquem mais elevados para o produtor, como trigo, milho safrinha, frutas e algumas hortícolas”.

Pedro explicou que o nível de cobertura previsto para acesso à subvenção é de, no mínimo, 60%, mas o ideal é que esse valor vá para 65% para incentivar melhores produtos de seguro.

A Comissão também discutiu demandas para aperfeiçoar o Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro). Uma delas é incluir plantios consorciados no programa, como o milho e o capim braquiária.

“Nós vamos procurar as entidades de pesquisa e elaborar uma nota técnica para mostrar que muitas regiões têm adotado essa prática, incentivadas pelos resultados da pesquisa agropecuária na área de plantio em consórcio”, afirmou a assessora técnica da Comissão, Fernanda Schwantes.

Outro ponto é a necessidade de reformulação da Comissão Especial de Recursos do Proagro. Hoje as análises dos processos são feitas por três turmas de julgamento dos processos indeferidos pelas instituições financeiras e não há prazo definido para dar resposta ao produtor. Fernanda enfatizou que muitas análises chegam a demorar meses.

“É necessário que esses processos fluam de forma mais rápida e que o setor participe mais ativamente. O produtor precisa saber em um prazo determinado se o recurso foi deferido ou indeferido pela Comissão de Recursos, para que não fique com seu financiamento aberto no banco por muito tempo”.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
CNA/SENAR

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário