Ciência brasileira decifra genes da qualidade da carne

Publicado em 21/11/2018 06:48

O Brasil deu um passo pioneiro no estudo de genética na pecuária. Pesquisadores da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), de Piracicaba (SP), e da Embrapa Pecuária Sudeste, de São Carlos (SP), descobriram os genes que controlam a maciez, teor de gordura saudável, suculência, entre outras características da carne bovina.

A experiência foi feita com produtos de 30 touros nelore. O trabalho será expandido para uma população maior de animais desta raça zebuína e também para outras que produzem carne. A nelore é, de longe, a predominante no rebanho brasileiro, hoje com 210 milhões de animais.    

Segundo o geneticista Luiz Lehmann Coutinho, coordenador do Centro de Genômica da Esalq/USP, a pesquisa é a primeira a identificar as regiões do genoma que controlam a expressão dos genes responsáveis pela qualidade, como o sabor e o tipo de gordura da carne. “Não conheço outro no Brasil e lá fora com resultados semelhantes”, diz.

Leia a notícia na íntegra no site do Globo Rural.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Globo Rural

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário