Mato Grosso registra aumento de cerca de 9% no número de abates

Publicado em 15/01/2019 06:50

Mato Grosso registrou um aumento de 8,99% nos abates entre 2018 e 2017, saindo de 4,96 milhões para 5,40 milhões de cabeças abatidas. De acordo com a Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), os dados correspondem à expectativa do setor devido o aumento na oferta de animais que já havia sido registrado.

Ainda conforme o levantamento realizado pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), houve um aumento significativo de abates de fêmeas. Foram 12,76% a mais no último ano, ou seja, enquanto em 2017 foram 2,11 milhões em 2017, em 2018 foram abatidas 2,38 milhões de cabeças.

De acordo com o consultor técnico da Acrimat, Amado de Oliveira, o aumento dos abates de fêmeas se deve ao ciclo da pecuária de corte que passa por diversos momentos.

“Pode ser porque o produtor está descapitalizado, por uma série de fatores, e ele acaba desfazendo da vaca enquanto um patrimônio. Esse animal se transforma em material de consumo e vai para o abate. Ou, em dado momento, você tem excesso de animais gordos para o mercado e para reduzir a oferta de bezerros aumenta-se o abate de vacas. Quem manda no mercado da carne é a vaca, pois ela tem dupla função: ou um bem de consumo ou um bem patrimonial para produzir bezerros”, afirma o consultor.

Em relação ao abate de machos, o aumento foi um pouco mais tímido, 6,20%, saindo de 2,85 milhões em 2017 para 3,02 milhões de cabeças em 2018.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Acrimat

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário