CNA discute o uso de alimentos alternativos para pecuária

Publicado em 15/10/2019 15:40

 A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) discutiu com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) o processo de produção de alimentos alternativos para alimentação de ruminantes, como as farinhas de pena, de peixe e de sangue. A reunião aconteceu na segunda (14), em Brasília, e teve a participação de representante da Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA).

O assessor técnico da Comissão Nacional de Pecuária de Leite da CNA, Thiago Rodrigues, ressaltou a importância da liberação do uso desses produtos de origem animal, garantindo ações de controle sanitárias para a proteção dos rebanhos.

“Com a utilização desses produtos, os produtores rurais brasileiros terão mais opções de ingredientes para a alimentação de seus animais. A ideia é oferecer ao produtor fontes alternativas de alimentos, seguros sob o ponto de vista sanitário e também com alto potencial nutricional de uso”, explicou.

Além disso, completou Rodrigues, esses subprodutos poderão proporcionar custos de produção reduzidos. “Isso permitirá que o Brasil melhore a competitividade diante de outros mercados, como Nova Zelândia e Austrália, onde é permitido o uso dessas farinhas”.

Com uma abordagem para apresentação do fluxo de obtenção das farinhas de origem animal, o consultor Lucas Cypriano, da ABRA, reforçou para o Ministério que o processo de tratamento para transformar resíduos animais em farinhas elimina os riscos de transmissão de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), maior preocupação do Mapa.

O nível de controle exigido hoje pela legislação brasileira indica ser improvável que um príon, causador da EEB clássica, esteja presente no país e possa ser disseminado por meio do fornecimento de farinhas de pena, de peixe e de sangue aos ruminantes.

Durante a reunião, a CNA demonstrou ao Mapa a importância de trabalhar o tema e aguarda agora um direcionamento do Ministério quanto à avaliação de liberação de uso das farinhas de origem animal na alimentação de ruminantes.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
CNA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário