Alta nos preços da carne é inevitável, diz Abrafrigo

Publicado em 29/10/2019 10:58

O crescimento das exportações, habilitação de novas plantas de frigoríficos para comércio exterior, além da a abertura de novos mercados e a oferta atualmente restrita estão provocando o aumento nos preços da carne bovina, principalmente a partir de agosto passado.

“É uma situação de mercado, que fortalece todo o setor da pecuária e sua cadeia produtiva – do criador às empresas - e que é inevitável diante da procura pelo produto brasileiro, já que há muito tempo não ocorriam elevações nos preços ao consumidor”, explica o Presidente Executivo da Associação Brasileira de Frigoríficos (ABRAFRIGO), Péricles Salazar.

Segundo ele, tradicionalmente, as exportações de carne bovina representam aproximadamente 20% da produção total do país, mas no momento este percentual está sendo ultrapassado pelas compras da China e Rússia que voltaram a habilitar novos frigoríficos brasileiros para exportarem àqueles mercados. Além disso, estão surgindo novos clientes importantes como Turquia e Indonésia.

Segundo levantamento da ABRAFRIGO, do mês de agosto deste ano em diante este movimento de subida de preços foi se acentuando lentamente até atingir o momento de ser irreversível a partir de outubro. “Neste espaço de tempo de três meses os preços da carne bovina evoluíram 25% e não há como deixar de repassar estas elevações ao consumidor, pelo menos enquanto a oferta de bois continuar restrita, o que deverá se manter por algum tempo como consequência do aumento das exportações”, afirmou Péricles Salazar.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
ABRAFRIGO

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário