Agricultura autoriza o RS a antecipar vacinação contra aftosa para março

Publicado em 24/02/2020 09:49

 O Ministério da Agricultura autorizou nesta sexta-feira, 21, o Rio Grande do Sul a antecipar a vacinação contra a febre aftosa de maio para março. A decisão do Ministério atende a uma solicitação encaminhada pela Secretaria da Agricultura do Estado na última segunda-feira, 17. Essa ação visa a manter a possibilidade de o Estado, caso cumpra todos os requisitos e ações previstas do Plano Estratégico 2017-2026 do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA), pleitear o reconhecimento de zona livre de febre aftosa sem vacinação perante à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), em maio de 2021.

Atualmente, o Rio Grande do Sul tem aproximadamente 13 milhões de bovinos e teve o último registro da doença em 2001.

Com a decisão desta sexta-feira, a campanha de vacinação no Estado será feita de 16 de março até 14 de abril de 2020, e não mais em maio.

Tags:

Fonte: Estadão Conteúdo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Em Nota , entidades pecuárias se posicionam contra proibição do uso de antimicrobianos para atender UE
Não tem boi pronto para abate e pressão sobre arroba está próxima do fim, afirma analista
USDA reduz vendas de carne bovina para exportação em 90% em meio a dúvidas crescentes sobre os dados
Boa compra da reposição e maior eficiência das operações no campo mudam custo do confinamento
Cenário de menor oferta de animais vem se desenhando e preços da arroba estão próximos de um piso
Pecuaristas que não usaram nenhuma estratégia de proteção de preços e precisam entregar os animais agora, estão perdendo no mínimo R$400 por cabeça