Rio Grande do Sul poderá antecipar a vacinação contra febre aftosa

Publicado em 25/02/2020 13:18

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) autorizou o Rio Grande do Sul a antecipar a vacinação contra a febre aftosa de maio para março. A decisão do Ministério foi tomada nesta sexta-feira (21), atendendo a uma solicitação encaminhada pela Secretaria da Agricultura do Estado na última segunda-feira (17). Com isso, a campanha de vacinação será feita de 16 de março até 14 de abril de 2020. 

Essa ação visa manter a possibilidade de o estado, caso cumpra todos os requisitos e ações previstas do Plano Estratégico 2017-2026 do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA), pleitear o reconhecimento de zona livre de febre aftosa sem vacinação perante à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), em maio de 2021. 

Atualmente, o RS tem aproximadamente 13 milhões de bovinos e teve o último registro da doença em 2001. 

Tags:

Fonte: Ministério da Agricultura

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Alta forte da arroba na B3 conta com movimento especulativo e pode perder força nos próximos dias, alerta analista
Custo alimentar do confinamento cai ao menor nível histórico no Centro-Oeste, mas sobe no Sudeste em fevereiro
Alta forte da arroba do boi na B3 tem componente especulativo e movimento pode perder força nos próximos dias, alerta analista
Carne bovina do Brasil tem outros destinos para driblar cota da China, diz Abrafrigo
Novos recursos para o programa de recuperação sustentável das pastagens com o Renova Pasto do Rabobank
Fluxo firme de exportações, carne valorizada no mercado interno e redução na oferta de animais motivam alta da arroba do boi