Ministério da Agricultura reconhece seis estados como zonas livres da vacinação para febre aftosa

Publicado em 12/08/2020 16:38 e atualizado em 12/08/2020 17:39

LOGO nalogo

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) oficializou a instrução normativa que reconhece  seis estados brasileiros livres de vacinação da febre aftosa em bovinos e bubalinos. Os estados que estão declarados como zonas livres da vacinação, são: Rio Grande do Sul, Paraná, Rondônia e Acre, além de duas regiões do Amazonas e do Mato Grosso. Conforme oficializado pela a Ministra, Tereza Cristina, a medida começa a ser aplicada no dia 1º de setembro de 2020.

Nesta quarta-feira (12), a instrução normativa foi publicada no Diário Oficial e governo federal deve oficializar o pedido de status internacional à Organização Mundial da Saúde Animal (OIE). A assembléia internacional está prevista para ocorrer em maio de 2021, mas o Ministério deve encaminhar, ainda neste mês de agosto, o pleito para que o Paraná seja reconhecimento internacionalmente como área livre de aftosa sem vacinação. 

Confira a instrução normativa Nº 52, de 11 de agosto de 2020

A retirada da vacinação deve colaborar para a abertura de mercados como Japão, Coreia do Sul, México, Estados Unidos, Chile, Filipinas, China e Canadá. O setor de suínos também deve ser impactado positivamente, a expectativa é de que tenha um aumento nas exportações de R$ 600 milhões anuais.

A IN (52) reitera que os Estados mencionados devem manter o controle sanitário de suas divisas, conforme já estabelecido anteriormente. “Esses animais de outros estados só podem dar entrada em regiões livre de vacinação de febre aftosa como carga lacrada, a ser encaminhada para abate imediato, ou para cruzarem em outros territórios”, informou a Faep em nota. 

Em janeiro deste ano, quando o bloqueio sanitário começou, o estado do Paraná só podia receber normalmente bovinos e bufalinos que proviessem de Santa Catarina, único Estado brasileiro já reconhecido internacionalmente como área livre de febre aftosa sem vacinação.

Nesta quinta-feira (13), o site Notícias Agrícolas vai repercutir a retirada da vacinação da febre aftosa e os impactos no setor e abertura de novos mercados com o Assessor Técnico de Pecuária de Corte da CNA, Ricardo Nissen, à partir das 10h30 (Horário de Brasília). 

Você pode participar enviando as suas dúvidas e perguntas atráves do nosso Whatsapp (19) 9 9767-0241.

Veja mais:

>> Retirada da vacinação contra febre aftosa no RS

>> Mapa reconhece Paraná como área livre de febre aftosa sem vacinação

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Andressa Simão
Fonte:
Noticias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário