Rebanho de bovídeos do Tocantins deve ser vacinado contra aftosa até a próxima segunda-feira, 31

Publicado em 28/05/2021 13:38

Pecuaristas tocantinenses deve atentar-se para o fim do prazo, da primeira etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa, que encerra na próxima segunda-feira, 31. Já a comprovação da vacinação, que também é obrigatória, segue até 10 julho. A expectativa do Governo do Tocantins é vacinar todo o rebanho de bovídeos (bovinos e bubalinos) que soma cerca de 9 milhões de animais.

De acordo com o responsável pelo Programa Estadual de Vigilância em Febre Aftosa da Adapec, João Eduardo Pires, nesta etapa da campanha, deverá ser vacinado todos os bovídeos da propriedade, independente da faixa etária.  “A vacinação está ocorrendo dentro da normalidade, mas, queremos reforçar àqueles pecuaristas que ainda não vacinaram o rebanho para que façam o quanto antes, pois não haverá prorrogação de prazo da campanha,” disse o João Eduardo.

Para declarar o rebanho, o produtor rural deverá apresentar a carta-aviso preenchida com dados dos rebanhos juntamente com a nota fiscal das vacinas, em uma das unidades da Adapec, presente em todo o Estado. E quem deixar de vacinar será cobrado multa no valor R$ 5,32 por animal e R$ 127,69 por propriedade não declarada. A emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) está condicionada a comprovação da vacinação.

Fonte: Governo do Tocantins

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Paixão e Reposição: O Retrato da Pecuária no Norte e Nordeste, Segundo Pesquisa da Comitiva HN AGRO
Exportações de carne bovina disparam em novembro, com alta de 39,6% no volume e salto de 57,9% no faturamento
Scot Consultoria: Estabilidade em São Paulo
Indústrias testam preços menores para a arroba, enquanto pecuaristas seguram vendas à espera de preços melhores
Pecuária sustentável: tecnologia brasileira promete até 7 cabeças/ha sem desmatamento
Alta do dianteiro reduz competitividade da carne bovina frente ao frango e à suína