Minerva espera breve retomada de embarques do Brasil à China; não vê impacto

Publicado em 06/09/2021 10:12 e atualizado em 06/09/2021 11:34

A Minerva informou nesta segunda-feira que a subsidiária Athena Foods segue atendendo a demanda chinesa de carne bovina, após a suspensão de exportações do produto brasileiro devido ao registro de dois casos de vaca louca atípica na última semana.

A Athena tem quatro plantas de abate, sendo três no Uruguai e uma na Argentina.

A Minerva, líder na América do Sul na exportação de carne bovina, disse que foi notificada no último sábado pelo Ministério da Agricultura sobre a suspensão temporária devido a casos de Encefalopatia Espongiforme Bovina Atípica (EEB) em Mato Grosso e Minas Gerais.

Segundo a Minerva, uma operação em outros países permitirá que uma companhia atenda os clientes "sem compromisso" a participação do mercado.

A empresa disse também que desde 2015 uma Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) exclui a ocorrência de casos de EEB atípica para efeitos do reconhecimento do status oficial de risco do país, "sendo que uma doença pode ocorrer de forma espontânea e esporádica em todas como populações de bovinos do mundo ".

"Em função disso, a Minerva acredita que, tal qual em períodos anteriores, a suspensão das exportações brasileiras é temporária e deve ser retomada em um curto espaço de tempo", destacou.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ataque de lagartas deixa de ser preocupação pontual e se consolida como ameaça às pastagens na pecuária
Frigoríficos que exportam para China começam a dar férias coletivas para os funcionários
Frigoríficos que atendem China começam a dar féria coletivas, pressão sobre arroba deve se intensificar
Desajuste entre oferta e demanda vai promover pressão sobre arroba do boi ao longo de Julho
Julho deve intensificar pressão sobre arroba do boi mesmo durante primeira quinzena do mês
Estratégias nutricionais intensificam aproveitamento do milho no confinamento