Setor da inseminação artificial bovina comemora isenção de ICMS para material genético

Publicado em 28/09/2021 15:30
Decisão favorável à agropecuária paulista foi anunciada após reunião com o vice-governador Rodrigo Garcia e outras autoridades estaduais; fim da cobrança tributária entrará em vigor em janeiro de 2022

A manhã da última quinta-feira (23) foi marcada por uma conquista histórica para o setor agropecuário bovino do Estado de São Paulo. Após um encontro realizado no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista, o governo estadual anunciou o fim da cobrança de ICMS sobre as comercializações de reprodutores e material genético dentro do Estado, incluindo sêmen e embriões.

A ASBIA (Associação Brasileira da Inseminação Artificial), que foi uma das entidades responsáveis pelo pleito realizado pelo setor junto às autoridades estaduais, foi representada na reunião pelo gerente executivo, Cristiano Botelho. O encontro contou com a participação do vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, do secretário de Agricultura e Abastecimento, Itamar Borges, além de representantes do setor público e privado.

"Por meio do deputado federal Arnaldo Jardim, a ASBIA foi uma das associações que moveram esse importante pleito em defesa dos pecuaristas paulistas e das empresas ligadas à reprodução e genética bovina, por meio do secretário Itamar Borges. A isenção do pagamento de imposto na venda de genética é de grande importância, já que os demais Estados brasileiros não fazem essa cobrança", comenta Cristiano.

Para o gerente, a cobrança de ICMS, em vigor desde janeiro deste ano, prejudica a competitividade e a capilaridade das empresas do setor em São Paulo, um dos grandes pólos nacionais de produção e venda de material genético. A isenção de pagamento do imposto entrará em vigor a partir de janeiro de 2022.

"A decisão que foi tomada hoje irá trazer benefícios para muitos produtores – particularmente, os de pequeno porte, que passarão a ter acesso mais fácil à genética de qualidade", ressalta.

O presidente da ASBIA, Márcio Nery, também comemorou a conquista em prol do setor nos níveis estadual e nacional. "A força da ASBIA como instituição representativa do setor é evidente. É, sem dúvida, uma vitória para todos os pecuaristas e entidades ligadas à pecuária do Brasil. O melhoramento genético é a força que alimenta uma grande parte do desenvolvimento das cadeias produtivas da carne e do leite, e o resultado do encontro de hoje será mais um impulso nesse sentido", avalia.

Conduzido pelo vice-governador Rodrigo Garcia e outras autoridades do primeiro escalão do governo estadual, como a Secretaria da Fazenda, o encontro foi considerado um divisor de águas para os participantes.

"O Estado de São Paulo voltará a dar o incentivo tributário para o setor de genética animal, premiando a boa genética e a pecuária de qualidade, e mantendo a produção de genética competitiva no Estado", comentou Rodrigo Garcia.

Da mesma forma, o secretário Itamar Borges destacou o valor histórico da reunião de quinta-feira.

"Comemoramos mais um marco na história do Estado de São Paulo, atendendo a esse pleito das entidades e garantindo que São Paulo, mais uma vez, faça a sua parte, atraindo não só o melhoramento genético, mas também fazendo com que o nosso rebanho represente, de fato, aquilo que o Brasil representa: o celeiro do mundo", finaliza.

Fonte: ASBIA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Receita com exportação de carne bovina do Brasil deve crescer 37% em 2025, prevê Abrafrigo
Exportações de carne bovina crescem 50% em novembro e sinalizam recorde histórico para o ano, diz Abrafrigo
Scot Consultoria: Mercado do boi gordo está estável em São Paulo
Abate de fêmeas pode contribuir para elevação do valor da arroba do boi em 2026
Paraná será responsável pelo banco brasileiro de antígenos e vacinas contra febre aftosa
Scot Consultoria: Estabilidade nas praças paulistas