São Paulo: 7 de junho é prazo final para declaração de vacinação contra Febre Aftosa

Publicado em 03/06/2022 09:02

A Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), informa que o produtor rural tem até o dia 7 de junho para declarar a vacinação contra a Febre Aftosa em seu rebanho. A campanha, que encerrou-se no último dia 31 no Estado de São Paulo, estabeleceu que bovídeos com até 24 meses de idade deveriam receber o imunizante. 

A declaração deve ser feita preferencialmente por meio eletrônico através do sistema de Gestão de Defesa Animal e Vegetal (GEDAVE). Quando não for possível, o produtor poderá acessar a declaração na internet clicando aqui (https://www.defesa.agricultura.sp.gov.br/www/programas/getdocdoc.php?idform=378), preencher e entregá-la pessoalmente na unidade da Defesa Agropecuária mais próxima. 

Além dos bovídeos que foram vacinados é preciso declarar todos os animais de outras espécies existentes na propriedade, tais como equídeos (equinos, asininos e muares), suídeos (suínos, javalis e javaporcos), ovinos, caprinos e aves (granjas de aves domésticas, criatórios de avestruzes). 

O criador que deixar de vacinar e de comunicar a vacinação estará sujeito a multas que variam de 03 a 05 UFESP’s por animal, sendo de 05 UFESP’s (159,85 reais) por cabeça que deixar de vacinar e 03 UFESP’s (95,91 reais) por cabeça que deixar de comunicar. O valor de cada UFESP - Unidade Fiscal do Estado de São Paulo é de 31,97 reais para o ano de 2022. 

Mais informações estão disponíveis em www.defesa.agricultura.sp.gov.br/programas/aftosa. 

Brucelose 

Assim como a Febre Aftosa, o prazo para a declaração da vacinação contra a Brucelose no GEDAVE é 7 de junho. A campanha, que também chegou ao fim no dia 31 de maio, estabeleceu que produtores vacinassem as fêmeas, bovinas e bubalinas, com idade entre 3 e 8 meses de idade. 

O calendário estabelecido no Estado pela Secretaria visa facilitar a organização do produtor rural. O prazo para apresentar o certificado de vacinação nos laticínios e outros estabelecimentos de processamento de leite encerra-se na mesma data. 

Fonte: Sec. de Agricultura - SP

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Minerva Foods é a primeira indústria frigorífica de bovinos a conquistar o certificado ISO 45001 na América do Sul
Receita com exportação de carne bovina do Brasil deve crescer 37% em 2025, prevê Abrafrigo
Exportações de carne bovina crescem 50% em novembro e sinalizam recorde histórico para o ano, diz Abrafrigo
Scot Consultoria: Mercado do boi gordo está estável em São Paulo
Abate de fêmeas pode contribuir para elevação do valor da arroba do boi em 2026
Paraná será responsável pelo banco brasileiro de antígenos e vacinas contra febre aftosa