Ministro da Agricultura sinaliza apoio a pecuaristas

Publicado em 07/02/2023 13:08

O novo ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, abriu diálogo com representantes da pecuária nacional, neste final de semana, em encontro em Uberaba (MG) e prometeu apoio às demandas do setor. Durante a posse da nova diretoria da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Fávaro defendeu a segurança nas fazendas, com direito à posse de armas no campo, e o cumprimento, conforme a lei, de punição em casos de invasão de terras produtivas. Ele ainda sinalizou a possibilidade de linhas de crédito para o setor com juros acessíveis e que não inviabilizam a produção. “Teremos um ministro que irá nos ouvir, permitir colocar as questões e trabalhar ao nosso lado”, disse otimista o presidente do Comitê Gestor do Programa Carne Angus Certificada, Nivaldo Dzyekanski, que representou a Associação Brasileira de Angus no evento.

Segundo Dzyekanski, o objetivo é estreitar cada vez mais o contato com o Ministério da Agricultura a fim de promover a pecuária brasileira. Além de entusiasta do setor, Fávaro é usuário da genética Angus em sua propriedade localizada no Mato Grosso. “Ele abriu espaço para diálogo. Senti dele uma disposição muito grande e conhecimento sobre o setor. Ele tem o pé na terra”, acrescentou. Dzyekanski apresentou ao ministro novos projetos da Angus, como o Selo Sustentabilidade e seu manual de boas práticas.

Dzyekanski reforçou que o encontro também foi um importante canal de aproximação com a ABCZ, que empossou seu novo presidente, o criador Gabriel Garcia Cid. “As raças são complementares e têm que discutir temas maiores, que são de interesse comum para a pecuária brasileira”, afirmou. A posição é compartilhada pela presidente da Angus, Mariana Tellechea. Uma das metas de sua gestão é a participação da associação em pautas coletivas voltadas à expansão do setor. “É necessário que venhamos debater assuntos de interesse geral da pecuária e, dessa forma, fomentar o desenvolvimento desse segmento tão importante para a economia do país”, ponderou.
 

Fonte: ABCZ

NOTÍCIAS RELACIONADAS

A falta de vacina para clostridioses preocupa pecuaristas no Brasil inteiro
Adoção da rastreabilidade pode minimizar questionamentos sobre sanidade do rebanho brasileiro
Pressão sobre arroba diminui com demanda de início de mês, mas cenário ainda é negativo para os preços
Pressão intensa sobre arroba diminui, mas tendência de baixa permanece no foco do mercado
Produtores de Mato Grosso conhecem no Texas fazenda referência em genética bovina de corte
Especialista orienta para dois momentos do ano que podem ser favoráveis para quem precisa recompor o rebanho