Imac apresenta Passaporte Verde em missão à China e fala sobre pecuária sustentável

Publicado em 24/05/2023 10:45
O programa é um importante instrumento criado para assegurar a rastreabilidade, monitoramento socioambiental e a qualidade da carne bovina produzida em MT

O Instituto Mato-grossense da Carne (Imac) participou do Fórum Internacional da Carne da Feira SIAL Shangai 2023, maior feira de produtos alimentícios do continente asiático. Na ocasião, o Instituto apresentou o programa Passaporte Verde e falou sobre os principais desafios para obter o desenvolvimento de uma pecuária sustentável.

“Tivemos a oportunidade de mostrar que Mato Grosso é um exemplo para o mundo quando se trata de aliar preservação e produção, e o Passaporte Verde serve como principal instrumento para mostrar ao mundo que valorizamos a produção sustentável, característica da pecuária praticada no estado”, disse o diretor Técnico Operacional de Operações do Imac, Bruno Andrade.

A ação faz parte da agenda da Missão Internacional China realizada pelo Imac para promover a cadeia da carne bovina sustentável de Mato Grosso junto às empresas e representações provinciais na China.

Bruno destacou a importância de apresentar a pecuária brasileira para o maior mercado consumidor de nossa carne no mundo, a China. “Mostramos que Mato Grosso é um exemplo do que pode ser feito pelos outros países em relação a sustentabilidade da carne. Apresentamos os dados mato-grossenses de preservação, alguns números sobre nossa produção, dados técnicos e dados sobre nossa capacidade produtiva”.

Passaporte Verde

Garantir a rastreabilidade socioambiental e a qualidade da carne bovina produzida em Mato Grosso são os pontos chaves do Passaporte Verde, instrumento que resulta de uma ação dos setores produtivo e público, e que objetiva eliminar o desmatamento ilegal da cadeia de fornecimento da pecuária de corte, valorizando a biodiversidade e melhorando o balanço de emissões gases de efeito estufa, além de garantir a inclusão social de pequenos e médios pecuaristas.

O Passaporte Verde congrega programas já em execução pelo instituto, como é o caso do Programa de Reinserção e Monitoramento do Imac e o Observatório da Carne de MT.

Mercado

Ações como a promovida pelo Imac tendem a fortalecer ainda mais os laços entre parceiros comerciais, como é o caso do Brasil e China, principal importador da carne brasileira. 

Conforme divulgado pelo governo federal, a previsão é que a pecuária fature em 2023 algo em torno de R$ 350 bilhões. E grande parte do que é produzido aqui vai para o exterior, o que traz significativa contribuição à Balança Comercial.

“Entre 1990 e 2020, a produtividade da pecuária aumentou 122%, enquanto a área de pastagem caiu 13%, e isso mostra que aumentamos a eficiência de nossa produção, respeitando o meio ambiente”, conclui Bruno Andrade.

Fonte: IMAC

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Oferta de animais vai direcionar preços da arroba com arrefecimento das demandas
Custo da arroba produzida é o menor desde novembro de 2024, mas confinamento ainda pode gerar prejuízo
Oferta de animais vai direcionar preços da arroba diante da redução nas demandas por carne
Demanda interna por carne bovina aparece como ponto de atenção na composição de preços da arroba do boi
Boi/Cepea: Exportações diminuem, mas preço elevado limita queda na receita
Cotação da arroba se acomoda e pode até sofrer pressão no curto prazo, mas viés é positivo para os preços