Exporta Mais Brasil: empresas de couros e curtumes podem se inscrever para rodadas de negócio internacionais

Publicado em 07/02/2024 10:08
Inscrições são gratuitas e vão até 16 de março. Reuniões de negócios serão realizadas nos dias 2 e 3 de abril em São Luís (MA)

Estão abertas, até 16 de março, as inscrições para a rodada de couros e curtumes do Exporta Mais Brasil, programa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) que facilita o contato entre compradores internacionais e empresas brasileiras sem que elas precisem sair do país. As reuniões acontecerão nos dias 2 e 3 de abril em São Luís, no Maranhão. Clique aqui para se inscrever.

Para as 15 vagas disponíveis, o programa buscará identificar empresas brasileiras do setor de couros e curtumes que possuam potencial exportador. As produtoras selecionadas terão a oportunidade de fazer rodadas de negócio com compradores de diferentes países, em reuniões com aproximadamente meia hora cada e com o auxílio de técnicos e tradutores a serviço da ApexBrasil.  

Tanto os compradores internacionais quanto as empresas brasileiras vão receber suas agendas antes das reuniões de negócios, a partir de um serviço especializado de matchmaking oferecido pela ApexBrasil. Os importadores serão arregimentados pelos escritórios da Agência no exterior, a partir do interesse em adquirir produtos da cadeia brasileira de couro e curtumes.

Para pontuação e classificação das empresas inscritas, serão levados em conta os seguintes critérios:

- Existência de ferramentas de comunicação digital em inglês e/ou espanhol, como website, catálogo de produtos, perfil no Instagram;

- Participação no Programa de Qualificação para Exportação da ApexBrasil (PEIEX);

- Cargo(s) de liderança(s) ocupado(s) por mulher(es);

- Valor de exportação global em 2023 (em US$ FOB) - quanto menor o valor, maior será pontuação, de forma a priorizar aquelas de jornada exportadora iniciante.  

A rodada de couros e curtumes do Exporta Mais Brasil é realizada em parceria com o Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), parceira da ApexBrasil na execução do projeto Brazilian Leather, que promove o couro brasileiro no mercado internacional. Também conta com o apoio da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA).

O setor de couros

Dados do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) mostram que o país tem hoje o maior rebanho comercial do mundo, exportando mais de US$ 2 bilhões ao ano para 80 países. Os números indicam a pujança do setor: são mais de 244 plantas curtidoras, 2.800 indústrias de componentes para couro e calçados e 120 fábricas de máquinas e equipamentos. O setor emprega mais de 30 mil pessoas, com forte inserção nos segmentos moveleiro, calçadista e automotivo.   

SERVIÇO

Exporta Mais Brasil Couros e Curtumes  

Local: São Luís (MA)

Data: 2 e 3 de abril

Encerramento das inscrições: 14 de fevereiro

Regulamento completo: clique aqui

Inscrições: clique aqui

Fonte: ApexBrasil

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Receita com exportação de carne bovina do Brasil deve crescer 37% em 2025, prevê Abrafrigo
Exportações de carne bovina crescem 50% em novembro e sinalizam recorde histórico para o ano, diz Abrafrigo
Scot Consultoria: Mercado do boi gordo está estável em São Paulo
Abate de fêmeas pode contribuir para elevação do valor da arroba do boi em 2026
Paraná será responsável pelo banco brasileiro de antígenos e vacinas contra febre aftosa
Scot Consultoria: Estabilidade nas praças paulistas