Pesquisa aponta queda de 12% no preço de terneiros

Publicado em 01/12/2008 16:26
O baque sobre os preços médios dos animais em pista, causado também pelo aperto do crédito com a crise mundial, foi vantajoso para os investidores que compraram nas expofeiras. Com o clima de insegurança gerado pela escassez de dinheiro no mercado, houve uma desaceleração das exportações de carne bovina do Brasil.

A queda do volume de embarques a partir de setembro retraiu a atividade em frigoríficos em outras regiões do país. O movimento contribuiu para reduzir os preços do produto no mercado interno e afetou os resultados das expofeiras no Interior do Estado, explica o professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) Júlio Barcellos.

Um estudo feito pela universidade aponta que os terneiros de primavera foram vendidos 12% mais baratos nesta temporada do que no outono. Geralmente, explica, ocorre o inverso pelo menor volume ofertado na primavera. Para Barcellos, o cenário de ajuste entre oferta e demanda permite projetar um 2009 de preços equilibrados.


Fonte: Correio do Povo

Tags:

Fonte: Correio do Povo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Exportações de carne bovina ganham protagonismo, ajudam a enxugar mercado interno, mas ainda não adicionam preços à arroba
Radar Investimentos: Os preços da arroba do boi gordo oscilaram pouco no físico
Febre Aftosa: Novo status sanitário abrirá mercados ao Brasil, diz Alckmin
Brasil se declara livre de febre aftosa sem vacinação e buscará reconhecimento
Em São Paulo, campanha de atualização de rebanhos tem início nesta quarta-feira, 1º de maio