CNA participa de encontro sul-americano de combate à febre aftosa

Publicado em 26/04/2024 15:38
Reunião da Cosalfa foi realizada durante toda a semana no Rio de Janeiro

A Comissão Nacional de Bovinocultura de Corte da CNA participou, durante a semana, da 50º Reunião Ordinária da Comissão Sul-americana para a Luta Contra a Febre Aftosa (Cosalfa), no Rio de Janeiro.

O presidente da comissão, Francisco de Castro, representou o Brasil como delegado do setor privado. O assessor técnico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, Rafael Filho, também esteve presente no encontro.

Durante o evento, os países membros da Cosalfa (Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Panamá, Paraguai, Peru, Suriname, Venezuela e Uruguai) apresentaram os avanços em relação à erradicação e vigilância contra a febre aftosa, assim como os desafios para a manutenção do status livre da doença.

Atualmente, somente a Venezuela não tem status reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA). Os demais países possuem o status de livres de febre aftosa, sendo algumas áreas com vacinação e outras sem.

“A América do Sul vive um momento muito importante no combate à febre aftosa: o reconhecimento de todos os países livre da doença. Alguns com vacinação e o Brasil e a Bolívia encaminhando para ser reconhecido como livre sem vacinação”, disse o presidente Francisco de Castro.

Segundo ele, a união dos países na reunião da Cosalfa é fundamental para prever os próximos passos e, principalmente, criar um ambiente seguro para que não haja nenhum tipo de crise ou reintrodução do vírus no continente.

“A ressalva que a gente faz é a Venezuela, que ainda não tem o reconhecimento, mas que está tendo o apoio de alguns países e da Cosalfa para que ela caminhe rumo a se tornar reconhecida com vacinação assim como outros países”, explicou.

Outro tema debatido da reunião foi o banco de antígenos. De acordo com o assessor técnico Rafael, o Brasil se posicionou a favor de um banco regional de antígenos, além de um banco nacional de vacinas.

Por fim, foi realizada uma visita técnica ao Centro Pan-Americano de Febre Aftosa e Saúde Pública Veterinária Panaftosa/SPV-OPAS/OMS, em Duque de Caxias (RJ), que é referência em febre aftosa.

Fonte: CNA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Pressão sobre arroba do boi se intensifica mas frigoríficos não conseguem recompor escalas
A búfala Serena bateu recorde mundial de produção de leite ao produzir mais de 40 quilos durante torneio em Minas Gerais
Confinamento para último trimestre tem margens positivas mesmo diante de pressão nos preços da arroba
Frigoríficos aumentam pressão sobre arroba mas não conseguem recompor escalas de abate; oferta de animais reduziu
Boi/Cepea: Mercado fecha 1º semestre de 2026 com preços em alta
Frigoríficos entram em férias coletivas e pressionam mercado do boi gordo; oferta menor pode limitar queda da arroba