MS está habilitado a exportar carne bovina in natura para UE

Publicado em 02/12/2008 17:20

Bovinos de Mato Grosso do Sul e de todo o estado de Minas Gerais e Mato Grosso poderão ser abatidos para exportação de carne in natura para a União Européia, a partir de 1º de dezembro. A medida foi publicada no jornal oficial do bloco, no dia 26 de novembro. A habilitação destas áreas representa, aproximadamente, mais 40 milhões de bovinos somados ao rebanho que pode ser comercializado para o mercado europeu, desde que sejam procedentes de Estabelecimentos Rurais Aprovados no Sisbov (Eras). Agora, são cerca de 130 milhões de animais nessa condição.

A decisão anunciada em outubro, pela Diretoria-Geral para Saúde e Consumidores da União Européia (DG-Sanco), inclui as regiões norte e sul mato-grossenses, 287 municípios mineiros, antes não habilitados pela UE, e o estado de Mato Grosso do Sul, com exceção da faixa de alta vigilância, 15 km no território brasileiro ao longo de toda fronteira com o Paraguai.

Hoje, o Brasil tem 608 propriedades certificadas para exportação de carne bovina in natura ao bloco nos estados de Espírito Santo, Goiás, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso.

“A decisão representa o reconhecimento dos esforços do serviço veterinário brasileiro e aumenta a base do rebanho apto à exportação, desde que sejam cumpridas as regras de rastreabilidade”, enfatiza o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Inácio Kroetz. Kroetz ainda ressalta que a habilitação dessas áreas era um pleito antigo dos estados. “As autoridades de defesa animal dos estados fizeram sua parte e o reconhecimento veio com a oficialização da DG-Sanco”, completou.

Histórico - A habilitação de Eras para o comércio com a UE tem aumentado significativamente a cada mês. Esse incremento é resultado da intensificação das auditorias realizadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em conjunto com serviços estaduais de Defesa Agropecuária, no sistema de certificação dessas propriedades rurais.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
MAPA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário