Pecuarista gaúcho terá seguro contra a febre aftosa

Publicado em 30/04/2024 18:43

O Conselho Deliberativo do Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal do RS aprovou nesta terça-feira (30) a proposta de seguro empresa da Swiss RE Corporate Solutions. A partir da contratação, os animais da atividade de pecuária de corte estarão cobertos por seguro em caso de febre aftosa.

A iniciativa garante os recursos de indenizações do Fundesa até R$ 55 milhões e possui uma franquia de R$ 15 milhões. “Trata-se de uma iniciativa inédita no país no que se refere ao rebanho como um todo. Além disso, protege o saldo do Fundesa em caso de sinistro”, afirma o presidente Rogério Kerber.

A ideia de contratar um seguro pecuário surgiu com a retirada da vacinação contra a febre aftosa, em 2021. A situação é considerada tranquila, de acordo com estudos da Universidade da Carolina do Norte que apontam as principais zonas de risco. “Considerando todos os cuidados e a atuação do Serviço Veterinário Oficial do RS, dificilmente precisaremos acionar a seguradora”, projeta Kerber.

A tabela de indenizações a ser utilizada pela seguradora é a mesma que o fundo utiliza para demais ressarcimentos aos produtores, conforme a categoria de idade.

Primeira tentativa em 2021

Uma proposta anterior já havia sido acordada e aprovada em outubro de 2021. Porém, por desistência da própria seguradora à época, o negócio não foi consolidado.

 

Fonte: Defesa Sanitária Animal do RS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

CNA solicita medidas emergenciais para reverter falta de vacinas para a pecuária
Confinamento reacende interesse dos pecuaristas neste ano?
Boi Gordo: Consultor da Hegde Agro Consultoria avalia cenário de oferta elevada, mercado futuro e perspectivas para o segundo semestre
PECUÁRIA E MERCADO - EDIÇÃO 11/05/2026
Mercado de bezerros segue disposto a pagar mais por animais de qualidade
Pessimismo do mercado do boi com fim das cotas chinesas descarta fatores que podem reverter esse cenário