Governo do Tocantins prorroga para 10 de junho o prazo para declaração de informações pecuárias

Publicado em 28/05/2024 18:04
A declaração é obrigatória e deverá ser efetuada na Adapec dentro do prazo previsto

O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) prorrogou o prazo para declaração de informações pecuárias, que iniciou no dia 1º e terminaria dia 31 de maio. O produtor rural que ainda não declarou seu rebanho deve procurar a Adapec e realizar a atualização das informações para todas as espécies de animais de produção existentes na propriedade rural. A estimativa da Adapec é receber 115 mil declarações de explorações pecuárias.

A medida visa o controle sanitário das espécies para manutenção dos status sanitários. “A atualização cadastral é uma ferramenta importante para medidas preventivas e de controle de doenças que podem causar grandes prejuízos econômicos, sociais e culturais”, explica o responsável técnico pelo Programa Estadual de Vigilância em Febre Aftosa, João Eduardo Pires.

A declaração é obrigatória e garante a movimentação do rebanho, uma vez que, a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) está condicionada a efetivação do ato por parte do produtor rural. As espécies animais envolvidas são: bovinos, búfalos, equinos, asininos, muares, suínos, ovinos, caprinos, aves, peixes, abelhas e animais aquáticos. Quem deixar de declarar estará sujeito a multa no valor de R$ 127,69 por propriedade e outras sanções.

Para realizar a declaração basta procurar a unidade de atendimento da Adapec mais próxima e preencher a carta-aviso com os dados solicitados.

Dados

Em novembro de 2023, foram contabilizadas 115.924 declarações de explorações pecuárias, um índice de 96,1%. Já o rebanho de bovídeos (bovinos e bubalinos) chegou a 11.324.395 cabeças. As demais espécies registraram: 191.430 suínos; 89.459 ovinos; 9.830 caprinos; 192.408 equídeos e 1.889.710 de aves de subsistência.

Fonte: Adapec

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ataque de lagartas deixa de ser preocupação pontual e se consolida como ameaça às pastagens na pecuária
Frigoríficos que exportam para China começam a dar férias coletivas para os funcionários
Frigoríficos que atendem China começam a dar féria coletivas, pressão sobre arroba deve se intensificar
Desajuste entre oferta e demanda vai promover pressão sobre arroba do boi ao longo de Julho
Julho deve intensificar pressão sobre arroba do boi mesmo durante primeira quinzena do mês
Estratégias nutricionais intensificam aproveitamento do milho no confinamento