Análise de mercado do boi gordo

Publicado em 11/12/2008 21:20

Maria Gabriela O Tonini
médica veterinária

Scot Consultoria




Mercado em queda livre.


Os preços estão cedendo conforme os produtores precisam vender o gado que ainda resta nos confinamento e encontram dificuldade em encaixar nas programações dos frigoríficos.


Desde o começo de dezembro os preços do boi gordo, considerando as 28 praças pesquisadas, caíram 5,5%, em média. As quedas mais significativas foram no Mato Grosso do Sul, onde acumularam mais de 9,0% no período.


No Mato Grosso, o recuo médio dos preços foi de 6,0%. Além do ligeiro aumento da oferta e diminuição das compras por parte dos frigoríficos, a greve do Indea na última semana, que suspendeu os negócios por um tempo, acumulou um pouco de gado e deu força ao movimento de baixa nos últimos dias.


De modo geral, os frigoríficos continuam trabalhando bem abaixo da capacidade total, aliviando a necessidade de compra e permitindo a baixa das cotações.


No mercado atacadista de São Paulo os preços também caíram, acompanhando a movimentação do mercado do boi gordo. Desde o início de dezembro o dianteiro já recuou 12,7%, o preço da ponta de agulha caiu 12,8% mas o traseiro oscilou durante o mês mas se mantém mais firme.


Fonte: Scot Consultoria

Tags:

Fonte: Scot Consultoria

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Exportações de carne bovina ganham protagonismo, ajudam a enxugar mercado interno, mas ainda não adicionam preços à arroba
Radar Investimentos: Os preços da arroba do boi gordo oscilaram pouco no físico
Febre Aftosa: Novo status sanitário abrirá mercados ao Brasil, diz Alckmin
Brasil se declara livre de febre aftosa sem vacinação e buscará reconhecimento
Em São Paulo, campanha de atualização de rebanhos tem início nesta quarta-feira, 1º de maio