Famato discute parcerias com Embrapa para promover sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF)
O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Vilmondes Tomain, e o vice-presidente Ilson Redivo, receberam no Edifício Famato, nesta quinta-feira (28/11), a chefe-geral da Embrapa Agrossilvipastoril, a pesquisadora Laurimar Gonçalves Vendrusculo. O encontro teve como objetivo discutir projetos e parcerias estratégicas para fortalecer os sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) e fomentar a agricultura regenerativa no estado.
“Estamos aqui para unir forças com a Famato, uma entidade que tem o respeito e a confiança do setor produtivo. Nosso objetivo é levar as tecnologias e conhecimentos que desenvolvemos para mais produtores, gerando impacto econômico, social e ambiental.”, disse Laurimar.
Durante a reunião, Laurimar apresentou o projeto “O Futuro da Agricultura Regenerativa”, que reúne tecnologias de baixo carbono já em uso por produtores rurais, destacando os resultados expressivos de produtividade e os benefícios ambientais associados aos sistemas ILPF. A pesquisadora enfatizou que a unidade da Embrapa em Sinop (MT) abriga a maior plataforma experimental de sistemas ILPF do mundo, um espaço de referência para o desenvolvimento de sistemas produtivos mais sustentáveis.
Além de Laurimar, participaram do encontro de forma online os pesquisadores e representantes da Embrapa Cornélio Alberto Zolin, Flávio Jesus, Flávio Wruck e Rafael Pitta. O superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), Marcelo Lupatini, também esteve presente, reforçando o compromisso do Sistema Famato em promover a inovação no campo.
A Embrapa busca ampliar suas parcerias com empresas privadas, organizações não governamentais, fundos de investimento e órgãos públicos para fortalecer o desenvolvimento dos sistemas ILPF e contribuir para uma agricultura de baixo impacto ambiental. “Queremos a Famato como uma grande parceira nesse trabalho, dada sua capilaridade e liderança junto aos produtores rurais”, destacou Laurimar.
O presidente Vilmondes Tomain destacou a relevância da integração entre pesquisa e produção rural. “A Famato está comprometida em apoiar iniciativas que promovam uma agricultura cada vez mais sustentável. A parceria com a Embrapa é essencial para levarmos tecnologias de baixo carbono ao produtor rural e reforçarmos o protagonismo de Mato Grosso como referência em produção responsável. Projetos como o da ILPF mostram que é possível aumentar a produtividade e preservar o meio ambiente ao mesmo tempo.”
Representando a cidade de Sinop, sede da Embrapa Agrossilvipastoril, o vice-presidente Ilson Redivo, que também é presidente do Sindicato Rural de Sinop, destacou os impactos positivos das pesquisas para o setor.
“Como presidente do Sindicato Rural de Sinop, vejo de perto o impacto positivo que as pesquisas da Embrapa têm gerado para os produtores da nossa região. A integração lavoura-pecuária-floresta já é uma realidade para muitos, e reforçar essa parceria com a Famato é um passo importante para expandirmos ainda mais essas práticas.”
0 comentário
Scot Consultoria: Cotações do boi estáveis em São Paulo
Boi Gordo: Escalas estão menores, em torno de 3 a 6 dias, e deixam mercado firme nos preços
Rondônia registra aumento de cerca de 20% nas exportações de carne em 2024
Radar Investimentos: Contrato futuro do boi gordo recuou na B3
Alemanha não tem mais casos de febre aftosa, origem do surto ainda está sendo investigada, diz ministro
Alemanha vê exportações de carne para UE continuarem após caso de febre aftosa