Pecuária/Cepea: Propósito do Cepea é prover informação confiável para toda a sociedade

Publicado em 31/01/2025 15:51

As pesquisas sobre as 32 cadeias agropecuárias acompanhadas pelo Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, são estruturadas de modo a atender à necessidade por informações confiáveis, elaboradas com base científica, de setores do mercado, da academia, do governo e de instituições internacionais.

No caso da pecuária bovina de corte, as pesquisas do Cepea acumulam mais de três décadas de levantamentos primários sobre as diferentes estruturas de produção em todo o Brasil, preços de todas as categorias de animais negociadas (bezerro, boi magro, vaca, novilha e boi gordo) e também da carne no atacado (com osso e cortes). A equipe de pesquisas do Cepea tem dados primários e entendimento de toda esta cadeia agroalimentar.   

Entre as diversas aplicações desse conjunto robusto de informações, está a liquidação dos contratos futuros de boi gordo na B3. Esta aplicação se encerra em 31 de janeiro de 2025, mas não altera em nada a dinâmica de pesquisa do Cepea sobre o setor. 

A pecuária de corte continua sendo uma cadeia produtiva do portfólio de pesquisas do Cepea e todas as suas divulgações, inclusive do Indicador que representa a média do boi no estado de São Paulo, serão mantidas. 

O compromisso do Cepea-Esalq/USP é com a sociedade. Todos continuam contando com esta efetiva referência de informações sobre “toda a cadeia produtiva”.

Fonte: Cepea

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Paixão e Reposição: O Retrato da Pecuária no Norte e Nordeste, Segundo Pesquisa da Comitiva HN AGRO
Exportações de carne bovina disparam em novembro, com alta de 39,6% no volume e salto de 57,9% no faturamento
Scot Consultoria: Estabilidade em São Paulo
Indústrias testam preços menores para a arroba, enquanto pecuaristas seguram vendas à espera de preços melhores
Pecuária sustentável: tecnologia brasileira promete até 7 cabeças/ha sem desmatamento
Alta do dianteiro reduz competitividade da carne bovina frente ao frango e à suína