Governo brasileiro confirma missão japonesa para vistoriar frigoríficos
SÃO PAULO, 25 de março (Reuters) - O governo brasileiro confirmou nesta terça-feira que uma missão japonesa visitará o país sul-americano para inspecionar seus frigoríficos, informou a empresa em comunicado.
Após reunião envolvendo os ministros da Agricultura dos dois países, o Brasil disse que "este passo é essencial para abrir o mercado japonês à carne bovina brasileira" e para ampliar o acesso às exportações de carne suína brasileira para o Japão.
O comunicado não informou quando a missão chegará ao Brasil.
Segundo o comunicado, os ministros dos dois países também assinaram uma carta de intenções com o objetivo de fortalecer a cooperação na recuperação de pastagens degradadas no Brasil, maior exportador de carne bovina do mundo.
O Brasil também disse que o ministro da Agricultura do Japão, Taku Eto, confirmou a aprovação da "regionalização" do Certificado Sanitário Internacional (CSI) para gripe aviária por município.
Isso significa que quaisquer restrições à exportação de produtos de frango e ovos são limitadas aos municípios onde surtos de gripe aviária são detectados, e não mais a estados inteiros.
O Brasil nunca teve um caso de gripe aviária em rebanhos comerciais.
Entretanto, em 2023, o Brasil relatou surtos de gripe aviária de alta patogenicidade (GAAP) em granjas não comerciais em estados como Espírito Santo , Santa Catarina e Mato Grosso do Sul , desencadeando proibições temporárias e estaduais de comercialização.
Reportagem de Ana Mano Edição de Oliver Griffin
0 comentário

O uso de satélite na pecuária auxilia no monitoramento das pastagens e facilita tomada de decisão

Negócios com arroba do boi em MT já superam preços praticados nas praças paulistas

Negócios com arroba do boi em MT já superam preços praticados nas praças paulistas

Scot Consultoria: Alta na cotação do boi gordo e do “boi China” em São Paulo

Boi/Cepea: Oferta limitada e demanda firme sustentam preços

Pecuarista de Goiás adota ILPF e consolida pecuária sustentável na propriedade