Hungria sugere possível "ataque biológico" ligado a surto de febre aftosa

Publicado em 10/04/2025 09:13

 

Por Krisztina Than e Anita Komuves

BUDAPESTE (Reuters) - A Hungria sugeriu na quinta-feira um "ataque biológico" como possível fonte do primeiro surto de febre aftosa do país em mais de meio século, o que provocou o fechamento de fronteiras e o abate em massa de gado no noroeste do país.

A Hungria registrou o primeiro caso de febre aftosa em mais de 50 anos em uma fazenda de gado no noroeste do país, perto da fronteira com Áustria e Eslováquia, no mês passado, informou a Organização Mundial da Saúde Animal, citando as autoridades húngaras.

Milhares de cabeças de gado tiveram que ser abatidas enquanto o país tenta conter o surto, enquanto Áustria e Eslováquia fecharam dezenas de passagens de fronteira, depois que a doença também apareceu na parte sul da Eslováquia.

"Nesse estágio, podemos dizer que não se pode descartar que o vírus não seja de origem natural, podemos estar lidando com um vírus criado artificialmente", disse o chefe de gabinete do primeiro-ministro Viktor Orbán, Gergely Gulyas, em uma coletiva de imprensa.

Em resposta a uma pergunta, Gulyas afirmou que não podia descartar que o surto do vírus fosse resultado de um ataque biológico, sem dar informações sobre quem poderia ser o responsável.

Ele também disse que a suspeita era baseada em informações verbais recebidas de um laboratório estrangeiro e que suas descobertas ainda não foram totalmente comprovadas e documentadas.

O estoque de gado da Hungria era de 861.000 cabeças com base em um censo de gado em dezembro, pouco alterado em relação aos níveis do ano anterior. Isso constituía 1,2% do total de estoques de gado da União Europeia, segundo estatísticas oficiais.

(Reportagem de Krisztina Than, Anita Komuves e Gergely Szakacs)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Receita com exportação de carne bovina do Brasil deve crescer 37% em 2025, prevê Abrafrigo
Exportações de carne bovina crescem 50% em novembro e sinalizam recorde histórico para o ano, diz Abrafrigo
Scot Consultoria: Mercado do boi gordo está estável em São Paulo
Abate de fêmeas pode contribuir para elevação do valor da arroba do boi em 2026
Paraná será responsável pelo banco brasileiro de antígenos e vacinas contra febre aftosa
Scot Consultoria: Estabilidade nas praças paulistas